Caravana Embrapa: Tecnologias para maior eficiência no uso de fertilizantes

Sobre a Caravana Embrapa

A Caravana Embrapa é uma iniciativa da Empresa com o objetivo de levar ao setor produtivo soluções para problemas que afetam a agropecuária nacional. Em sua primeira edição, em 2014, em resposta à praga Helicoverpa armigera, a Caravana Embrapa percorreu 18 estados, 35 pólos agrícolas, mobilizou mais de 6 mil técnicos rurais e gerou forte impacto na agricultura brasileira.

A edição 2022 tem foco no aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando incremento de produtividade e uma economia potencial de até 20% na safra 2022/2023. A coordenação técnica é da Embrapa e da Rede FertBrasil, com a participação de patrocinadores, apoiadores e correalizadores por todo o Brasil.

 

Contexto

  • Historicamente, o uso de fertilizantes é um dos pilares do crescimento da produção e da produtividade.
  • O Brasil é responsável, atualmente, por cerca de 8% (oito por cento) do consumo global de fertilizantes, ocupando a quarta posição, atrás apenas da China, Índia e dos Estados Unidos.
  • Os fertilizantes respondem por mais de 40% dos custos de produção dessas culturas agrícolas e, por isso, atenção especial deve ser dada à tecnologia de uso adotada em cada região do país, para a maximização de sua eficiência agronômica.
  • Alimentos historicamente destinados ao abastecimento do mercado interno (como feijão, arroz e hortaliças) ainda apresentam grande margem para ganhos de produtividade agrícola, mas são mais suscetíveis à volatilidade dos preços de insumos agrícolas no mercado internacional.
  • Mais de 80% dos fertilizantes utilizados no País são importados, evidenciando um elevado nível de dependência externa em um mercado dominado por poucos fornecedores.
  • As restrições de importações de fertilizantes e o aumento do consumo histórico no Brasil em mais de 10% nos últimos dois anos levam a um cenário de aumento expressivo de preços (mais de 100% em 6 meses) e possível escassez de oferta para o Brasil.
  • As tecnologias dos fertilizantes usados no Brasil são trazidas de países de clima temperado.
  • O Brasil não apresenta alta eficiência do uso dos fertilizantes (40-50% N, 20-30% e 70% do K) por carência de boas práticas.
  • Soja, milho e cana-de-açúcar respondem por mais de 73% do consumo de fertilizantes no País.

 

Soluções

Para o enfrentamento das ameaças no que diz respeito a fertilizantes no Brasil, são apontadas como soluções:

  • Oferta ao complexo agrícola das melhores práticas agrícolas capazes de potencializar a eficiência econômica e agronômica dos fertilizantes nos sistemas produtivos.
  • Adoção correta de novos fertilizantes e insumos para a nutrição de plantas. O Brasil, por meio da Rede FertBrasil, tem desenvolvido bioinsumos, fertilizantes de eficiência aumentada, agrominerais nacionais e um imenso aparato de tecnologias digitais para apoio ao uso eficiente de fertilizantes na agricultura brasileira.
  • Planejamento do uso da terra, por exemplo, para uso dentro da aptidão pedoclimática.
  • Ampliação da capacidade de atuação da assistência técnica pública e privada, como condição para a promoção da adoção.

 

Objetivos

  • Apoiar tecnologicamente o Agronegócio na superação da crise dos insumos agropecuários.
  • Mitigar os riscos da dependência externa de fertilizantes por meio da capacitação, troca de conhecimento e disponibilização de tecnologias sistematizadas para o agricultor brasileiro.
  • Promover o aumento da eficiência de uso dos nutrientes no campo e diminuição dos custos de produção, por meio da adoção de boas práticas de manejo do solo e água na utilização de fertilizantes e insumos.
  • Estabelecer um diálogo permanente da pesquisa com o agronegócio no Brasil, customizando as soluções tecnológicas para cada pólo agrícola conforme demanda.

 

Público-alvo da Caravana

  • Lideranças rurais
  • Técnicos multiplicadores
  • Técnicos de ATER das redes pública e privada
  • Técnicos de cooperativas, sindicatos e associações rurais
  • Consultores
  • Produtores rurais que atuam cadeias produtivas-alvo

 

Estratégia da Caravana

A Caravana Embrapa busca mobilizar parceiros públicos e privados nos principais polos agrícolas do Brasil com ações presenciais e digitais, em formato híbrido com foco na safra agrícola 2022/2023.

Ações presenciais

Contempla a realização de eventos presenciais em mais de 40 polos agrícolas brasileiros com palestras moduladas ministradas por especialistas da Embrapa para tratar dos seguintes temas relacionados ao uso de fertilizantes:

Ações digitais

As ações digitais visam disponibilizar de forma gratuita, acessível e irrestrita todas as informações que farão parte da Caravana por meio deste site. Assine a Caravana digital e fique por dentro das novidades.

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