Samsung desbanca Apple e retoma liderança no mercado de celulares

A Samsung voltou ao primeiro lugar entre as marcas que mais vendem celulares no planeta, de acordo com novos levantamentos da agência IDC. A companhia coreana ultrapassou a Apple, com um total de 60,1 milhões de unidades remetidas no primeiro trimestre de 2024.

Consumidores tendem a escolher modelos mais caros, visando mantê-los por mais tempo (Imagem: Brenno Barreira/Canaltech)
Consumidores tendem a escolher modelos mais caros, visando mantê-los por mais tempo (Imagem: Brenno Barreira/Canaltech)

São números considerádos estáveis para a companhia, com uma redução de 0,7% na quantidade de unidades vendidas em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso foi fundamental para que a empresa retomasse a liderança, já que a Apple viu uma queda expressiva de 9,6%.

Outro destaque ficou por conta da retomada de marcas chinesas, incluindo a Xiaomi que viu um aumento de 33,8% em relação ao início de 2023. Já a Transsion (responsável por marcas como a Tecno, Itel e Infinix) cresceu 84,9% para alcançar o quarto lugar da lista.

Portanto, o ranking de maiores marcas para o primeiro trimestre de 2024 ficou com a seguinte composição:

Remessas 1ºT 2023 (em milhões de unidades) Remessas 1ºT 2024 (em milhões de unidades) Variação ano a ano Fatia de mercado 1ºT 2023 Fatia de mercado 1ºT 2024
1 – Samsung 60,5 60,1 -0,7% 22,5% 20,8%
2 – Apple  55,4 50,1 -9,6% 20,7% 17,3%
3 – Xiaomi 30,5 40,8 33,8% 11,4% 14,1%
4 – Transsion 15,4 28,5 84,9% 5,7% 9,9%
5 – OPPO 27,6 25,2 -8,5% 10,3% 8,7%
Outras marcas 79 84,7 7,2 29,4% 29,3%

De acordo com a diretora de pesquisa da IDC Nabila Popal, o mercado de smartphones está se recuperando das turbulências vistas nos últimos dois anos. No total foram 289,4 milhões de unidades remetidas no primeiro semestre, um aumento de 7,8% em relação ao início do ano passado.

De maneira geral, isso fez com que as empresas voltassem mais fortes, mas algumas características do setor parecem ter sido alteradas: “Nós continuamos a ver um crescimento de valor e preços médios de vendas, já que consumidores têm optado por modelos mais caros sabendo que vão ficar com os aparelhos por mais tempo”

Outro movimento perceptível é a concentração de mercado entre as empresas que já têm grandes fatias, enquanto as menores tendem a ter mais dificuldades de posicionamento.

Fonte: IDC

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