Corumbá – Prefeitura participa de workshop “Violência Contra a Mulher: Educar Para Prevenir”

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, representou a Prefeitura de Corumbá no workshop “Violência Contra a Mulher: Educar Para Prevenir”, realizado na tarde dessa sexta-feira, 13 de agosto, no Fórum Dr. Walter Mendes Garcia.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e integra o cronograma de atividades do Agosto Lilás, promovido pela Prefeitura com o tema “Corumbá Não Tolera a Violência”. Os principais objetivos do workshop foram:

Qualificar o atendimento oferecido pelos órgãos públicos na prestação de serviços humanizados e especializados; conscientizar e encorajar a mulher em situação de violência a reconhecer seu potencial e buscar seus direitos; construir estratégias para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas no município/região; e formar multiplicadoras para atuarem nas políticas públicas para o enfrentamento à violência, com transversalidade e intersetorialidade.

O público-alvo da capacitação foi servidoras e servidores municipais das áreas da Assistência Social (CRAS/CREAS, CAM/CRAM, Conselhos Tutelares), de Saúde (UBS/UBSF), e Educação (diretores/as, professores/as), além das Conselheiras de Direitos da Mulher.

O evento foi encerrado pela subsecretária estadual de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja, que falou sobre o tema “Atendimento humanizado, qualificado e especializado às mulheres e meninas em situação de violência e a necessária articulação da rede de atendimento à mulher”.

Ela falou sobre a rede de enfrentamento e rede de atendimento à mulher em situação de violência, sobre os serviços especializados e não-especializados, a revitimização e culpabilização da vítima / violência institucional, e sobre as legislações e boas práticas existentes em Mato Grosso do Sul.

Antes ainda foram debatidos os temas “Violência doméstica e Lei Maria da Penha”, que teve como ministrante Melania Pandolfi (SPPM/MS) e “Autonomia econômica como porta de saída do ciclo da violência”, ministrada por Fabiana Carvalima. A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher da Prefeitura Municipal de Corumbá, Wania Alecrim, também apresentou os resultados do bom trabalho realizado em Corumbá nesta área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.