Black Friday deve movimentar R$ 200 milhões na economia de Mato Grosso do Sul

Consumidores pretendem gastar, em média, R$ 976, aproveitando para fazer compras de fim de ano

A Black Friday, que será realizada no dia 27 de novembro, deve injetar R$ 200 milhões na economia de Mato Grosso do Sul.  O evento, que oferece descontos em produtos e serviços dos mais variados tipos, já é um dos períodos de maior movimento no comércio.

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (19) pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio/MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae MS, aponta 34% dos sul-mato-grossenses afirmam que pretendem aproveitar as promoções.

Gasto médio de cada pessoa está estimado em R$ 956,74 com compras na data.

Isto porque 48% das pessoas que pretendem aproveitar as ofertas, já devem aproveitar também para realizar as compras de Natal. Além disso, 30% irá utilizar o 13º salário para ir às compras.

Conforme a economista do IPF-MS, Daniela Dias, a parcela de compras adiantadas para o fim de ano poderá alcançar os R$ 100 milhões.

Entre os produtos, foco da maioria dos consumidores é principalmente aproveitar promoções em moveis, eletrodomésticos e eletrônicos, sendo celulares o principal item desejado, seguido por computadores e notebooks, vídeo games, jogos e acessórios.

Na sequência, 37% pretendem comprar roupas, calçados e acessórios e 16% brinquedos.

Mesmo com a pandemia do coronavírus, as lojas físicas continuam sendo preferência de compras para 71% da população, enquanto 25% deve optar por compras on-line, com maioria optando pelo parcelamento (53%).

Sondagem com empresários aponta que a perspectiva é de que as pessoas gastem menos com presentes e comemorações e fim de ano. Por isto, a Black Friday será oportunidade para compra de lembranças com menor recurso.

“O cenário de movimentação é bastante relevante, com um ticket médio bastante elevado, com intenção de compras, especialmente, de bens duráveis, como eletroeletrônicos e móveis. E um ponto de atenção para os empresários é que esta é uma prévia das compras de fim de ano”, alertou a analista-técnica do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt.

Segundo ela, empresários devem se atentar e fazer a comunicação dos reais descontos, para garantir o faturamento do fim de ano.

Pesquisa foi realizada entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Bonito, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

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