Agenda Estratégica de Maracaju é lançada pela Prefeitura e Sebrae
Composto por iniciativas voltadas a inovação, sustentabilidade e encadeamento produtivo, documento é mais uma entrega do programa Cidade Empreendedora e visa promover o desenvolvimento
Realizar ações voltadas a inovação e sustentabilidade de modo a preparar a gestão pública, os pequenos negócios locais e a sociedade para o futuro, além de promover iniciativas que maximizem as oportunidades geradas pela instalação de grandes empreendimentos na região. Essas são as propostas da Agenda Estratégica de Maracaju, lançada, nesta terça-feira (19), pela Prefeitura Municipal e Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora.
Segundo o prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, a Agenda Estratégica é mais uma entrega relevante para o município, viabilizada pelo programa Cidade Empreendedora, que irá auxiliar no processo de crescimento econômico local. “Essa parceria com o Sebrae já vem de longa data, estamos no terceiro ciclo do programa Cidade Empreendedora e um dos eixos que escolhemos para trabalhar é ‘Cidade em Transformação’. São muitas as oportunidades para o nosso município, principalmente, com a chegada da Rota Bioceânica e nós iremos usar isso ao nosso favor, para promover o desenvolvimento de Maracaju e a melhoria da qualidade vida das pessoas que vivem aqui”, destacou o líder do executivo.
De acordo com o gerente da Regional Sul em exercício do Sebrae/MS, Hitalo Silva, grandes avanços foram proporcionados ao município com a execução do programa Cidade Empreendedora e, agora, com a chegada do ciclo Expansão, o Sebrae continua presente na cidade, auxiliando no processo de dinamização da economia com iniciativas focadas em eixos específicos escolhidos pela administração municipal.
“Em parceria com a prefeitura e lideranças locais, o Sebrae terá a oportunidade de aprofundar a atuação em áreas como conexões corporativas, inovação e sustentabilidade. São eixos importantes para a promoção do desenvolvimento e nosso objetivo é envolver os pequenos negócios e toda a sociedade nesse processo para que, dessa maneira, a gente consiga tornar Maracaju um município mais competitivo e com muitas oportunidades”, pontuou Hitalo.
Na data, as 30 iniciativas que compõem o documento foram apresentadas ao público pelo secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal. O gestor esclareceu que as iniciativas serão executadas em até 2024 e representam mais um passo importante para a promoção do crescimento sustentável do município.
“São ações que serão executadas ao longo dos próximos meses, dentro dos eixos prioritários que o município escolheu. Nós vamos trabalhar o que nós chamamos de encadeamento produtivo, capacitando uma rede de pequenos negócios locais para eles possam fornecer para grandes empresas, o que vai gerar mais renda, emprego, e fazer o dinheiro circular no município. Também vamos trabalhar a questão da inovação, para o fomento de novos negócios sob a ótica da sustentabilidade, dentro de conceitos de ESG. Nesse processo vamos envolver toda a sociedade para que juntos possamos transformar Maracaju em uma cidade melhor para todos nós”, ressaltou o secretário.
Dentre as lideranças locais que participaram do evento, estiveram presentes o presidente da Associação Comercial de Maracaju, Luiz Augusto Cândido da Cunha; e o presidente eleito do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Guimarães Marcondes.
Ações da Agenda Estratégica de Maracaju
A Agenda Estratégica de Maracaju é embasada em dois eixos principais, escolhidos pela Prefeitura ao aderir ao ciclo Expansão do programa Cidade Empreendedora: “Cidade em Transformação” e “Cidade Humana, Inovadora e Sustentável”. Grande parte dessas iniciativas está concentrada na área de encadeamento produtivo com a proposta de maximizar as oportunidades geradas pela chegada e instalação de grandes empreendimentos na região. Será feito um trabalho para conectar grandes empresas com pequenos negócios locais, de modo a gerar oportunidades de negócio e o fortalecimento das cadeias produtivas, possibilitando o crescimento sustentável da economia.
Outras ações também estão previstas na Agenda Estratégica com foco nas áreas de inovação e sustentabilidade. O intuito é possibilitar que o município desenvolva ações alinhadas aos objetivos trazidos pela Agenda 2030, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando garantir a prosperidade do planeta e das pessoas.
Além disso, o documento prevê um trabalho de fomento ao empreendedorismo inovador. Isso será realizado por meio da parceria entre instituições públicas e privadas, com o propósito de gerar soluções para desafios enfrentados e promover a transformação digital na região.