Preparando um bom churrasco

Reunir amigos e familiares para um churrasco no fim de semana é uma das paixões do brasileiro. Com as altas temperaturas do verão, a carne assada na brasa fica ainda melhor acompanhada por uma bebida bem gelada.

Preparar um bom churrasco demanda alguns cuidados, que vão desde a escolha da carne até os acompanhamentos que serão servidos. O primeiro passo é checar com antecedência se a churrasqueira e todos os acessórios e utensílios estão em ordem, como pegador, pano de prato, garfos, facas, tábuas e pratos. Depois é a vez da lista de compras, que deve incluir itens como o carvão, sal grosso, carne e acompanhamentos.

“Podemos pensar que o churrasco começa com papel e caneta, pois o ciclo se inicia pelo planejamento, organização, escolha da carne, e só depois parte para a compra dos ingredientes, o acendimento da churrasqueira e preparo.

Carnes

A escolha da carne que será servida depende do tipo de churrasco que será preparado,  “Se for preparar na parrilla cortes mais altos do lombo do animal, como bife ancho e tomahawk (bife ancho com osso) são os mais indicados. No espeto a fraldinha e picanha são ótimas. Já para peças inteiras como costelão e cordeiro o indicado é o fogo de chão.”

Os cortes com osso estão em alta, como prime rib, t-bone, costeleta de cordeiro, mas a picanha ainda é a preferência nacional. “O brasileiro aprecia muito os clássicos”. Na hora da compra, é importante observar a cor e espessura da capa de gordura das carnes e avaliar quantas pessoas vão participar do churrasco. “Uma peça de picanha não deve ultrapassar 1,2 kg”.

Outras variedades de carne também podem ser incluídas, como linguiças e carnes suínas, uma dica: linguiça de Maracaju, Panceta e picanha Suína.

Após a compra da carne é essencial o cuidado com a higiene e no manuseio dos cortes antes do preparo. O ideal é a carne ser comprada fresca. Se a opção for por um produto congelado, o desgelo deve ser descongelada em geladeira, ou em água, se for embalada a vácuo. “A carne descongelada em microondas ou mesmo ao sol as fibras se rompem e isso impacta na textura da carne”.

Para temperar, sal grosso basta, mas que preparações mais lentas podem ser complementadas com uma salmoura para hidratar a carne ou uma marinada para o tempero pegar bem.

Churrasqueira

Na hora de colocar a carne na churrasqueira, a localização e altura são pontos de alerta para posicionar os espetos. O tempo de cozimento e intensidade do calor são responsáveis pela suculência da carne assada.

O carvão é um componente imprescindível. Os melhores carvões possuem pedaços grandes que facilitam a circulação de ar e devem estar sempre bem secos. Já a quantidade a ser utilizada varia de acordo com o tamanho e profundidade da churrasqueira.

Acompanhamentos

Embora as carnes sejam as estrelas de qualquer churrasco, os acompanhamentos são fundamentais. As opções vão de acordo com o gosto de cada um, mas podem incluir receitas básicas como farofa, mandioca,  creme de alho, vinagrete, pão de alho, saladas de folhas e itens mais sofisticadas como provolone assado, maionese gaúcha, farofa de ovos ou cebola caramelizada.

Felipe A. Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.