Mato Grosso do Sul retoma Jogos Escolares; Capital sedia etapa das individuais de 12 a 14 anos
Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul estão de volta, totalmente presencial, mas com restrições e protocolos rígidos de biossegurança por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), realiza, de 20 a 22 de agosto, em Campo Grande, a etapa da faixa etária de 12 a 14 anos dos esportes individuais, com apoio da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MSGÁS).
As disputas serão em oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos gêneros masculino e feminino. A competição é válida como seletiva estadual para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).
Ao todo, vão participar 288 atletas (117 no feminino e 171 no masculino) de 24 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.
O congresso técnico vai ser on-line, por meio da plataforma Google Meet, na quinta-feira (19), às 10 horas. As delegações com estudantes-atletas, técnicos e membros de comissão chegam na sexta-feira (20) e vão ser recepcionadas a partir das 11 horas, no Clube Estoril, onde será realizado credenciamento e regularização de pendências junto à Secretaria Geral dos Jogos.
“Os Jogos sempre são muito esperados por todos nós da Fundesporte e principalmente pelos atletas, que se dedicam nos treinamentos. É nosso evento carro-chefe, que teve um crescimento significativo nos últimos anos e é uma alegria enorme poder retomar essa competição, mas prezando sempre pela total segurança de todos os envolvidos, até porque a pandemia ainda não acabou”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.