Turistas com mais de 60 anos em breve dominarão o mundo
A “cara” do povo brasileiro será bem diferente em poucos anos; a população de idosos* (com mais de 60) deverá ser igual ou maior que a de jovens a partir de 2060.
Segundo os estudos do Seade (Fundação Sistema de Análise de Dados), só o Estado de São Paulo, em apenas treze anos, terá o número de idosos igual ao da população de adolescentes.
Essas estimativas impactam diretamente nos mais diversos setores de serviços, inclusive na área do turismo, considerando que a perspectiva média de vida vem crescendo a cada ano e que “o envelhecimento é a maior conquista da humanidade alcançada no último século” segundo as Nações Unidas.
Mas mesmo com o envelhecimento inerente à vida, as questões como mobilidade, acessibilidade, tornam-se cada dia mais importantes.
”No Brasil temos hoje cerca de 58 milhões de pensionistas e aposentados pelo INSS e quase 60% deles recebem até dois salários mínimos. Boa parte da população idosa continua trabalhando e ainda ajuda seus filhos e familiares financeiramente, sendo responsáveis financeiramente pelos domicílios”, ressalta Marília Viana Berzins, presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE). Essa afirmação mostra que a “melhor idade” é um público financeiramente ativo, e tem buscado cada dia mais o lazer em viagens com grupos ou mesmo com os seus companheiros.
Quais experiências que buscarão em suas viagens? Quais serão as expectativas ao hospedar-se em um hotel? Essas são algumas dúvidas que surgem no nosso setor.
Acreditamos que a população idosa de hoje, em 2021, já é diferente da de 2020. Em virtude aos atuais tempos, o avanço abrupto quebrando todos os entraves e suas limitações, principalmente com a interação direta com a tecnológica, fez que esse público se integrasse ainda mais com os mais jovens. Sem considerar o lado mercadológico do negócio, as relações humanas indiretamente e contrárias, se tornaram mais próximas! Mesmo distantes uns dos outros, o nosso meio passou a se comunicar por igual, indiferente a idade ou a localização.
Nesta última pesquisa aplicada no final de 2020, foi percebido que 29% dos nossos colaboradores, são acima de 40 anos. Em julho, a companhia aplicará novamente a enquete para obter os atualizados indicadores, todavia, por acompanhar as contratações de cada hotel, foi percebido que o público de maior idade, teve menos participação nos processos seletivos, que através dos contatos telefônicos, muitos posicionavam ainda com receio da exposição com o meio. Ainda acreditamos que esse fator irá mudar ao longo deste segundo semestre, já que esse público, ávido por trabalho e outras atividades, vão estar 100% imunizados ao vírus.
A incógnita do real perfil desse público continuará no ar até a chegada das próximas décadas. O que é certo hoje, é que os diversos empreendimentos turísticos, meios de hospedagem e transportes, já deviam começar a traçar um planejamento nas áreas estruturais e de recursos humanos, para atender com excelência os turistas do futuro.