Taça Brasil: Dourados será a casa do futsal brasileiro por uma semana

A cidade de Dourados (MS) será a casa do futsal brasileiro por uma semana, por sediar a 48ª edição da Taça Brasil de Clubes de Futsal masculino adulto – Divisão Especial de 25 a 31 de julho. A competição, reunindo as equipes mais badaladas do esporte da bola pesada, terá como um dos principais apoiadores o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

Dos 10 participantes, cinco disputam a atual edição da Liga Nacional de Futsal (LNF): Juventude AG, de Dourados (MS); Minas Tênis Clube (MG), Joinville Esporte Clube (SC), Associação Desportiva e Cultural de Cascavel (Adecca – Cascavel Futsal/PR) e o atual campeão da LNF, a Associação Desportiva Brasil Futuro (Magnus Futsal/SP).

Mato Grosso do Sul ainda terá outro representante na elite da Taça Brasil. O Buybet Futsal, equipe formada na capital, participa do torneio nacional por meio de parceria firmada com a Associação de Pais e Atletas da Escolinha de Futsal (​Apaefs), de Dourados (MS), atual campeã estadual.

A competição vale vaga para a Supercopa do Brasil, torneio que reúne também os campeões da LNF e da Copa do Brasil, além de assegurar ao campeão lugar na Libertadores. “Com esse grande evento que é a Taça Brasil, reunindo jogadores de alto nível e equipes de ponta, as atenções de todos os amantes do futsal estarão voltadas para Mato Grosso do Sul”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Composição dos grupos

O grupo A é composto por Minas Tênis Clube (MG), Apaefs/Buybet (MS), Magnus Futsal (SP), Passo Fundo Futsal (RS) e Portuguesa (RJ). Já o B tem Juventude AG (MS), Cascavel Futsal (PR), Joinville (SC), Abílio Nery (AM) e Unidos do Cruzeiro (DF). A Apaefs/Buybet Futsal vai jogar primeiro. A estreia será diante do Minas (MG), no dia 25 de julho (domingo), às 17 horas (horário de MS). Na sequência, o Juventude AG encara a Adecca/Cascavel (PR).

Formato de disputa

Na Taça Brasil, os times enfrentam-se em jogo único dentro dos grupos e os dois primeiros colocados de cada avançam para as semifinais, com o primeiro do grupo A enfrentando o segundo do grupo B e o primeiro do grupo B encarando o segundo do grupo A.

A edição 2020 da Divisão Especial da Taça foi disputada em fevereiro deste ano em Tubarão (SC), devido a consecutivos adiamentos por conta da pandemia da Covid-19. O título ficou com o Minas Tênis Clube (MG), que venceu o Foz Cataratas (PR) na final. O Juventude AG foi um dos semifinalistas, sendo eliminado pela equipe paranaense.

Em razão da pandemia, todos os jogadores, membros da comissão técnica, arbitragem e demais envolvidos na competição serão submetidos a testes para Covid-19. O evento em Dourados não será aberto ao público e medidas sanitárias serão seguidas à risca pela organização. O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundesporte, é um dos principais apoiadores da Taça Brasil – Divisão Especial 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.