DOURADOS: Soraya Thronicke sinaliza Murilo Zauith como vice na chapa de Rose Modesto.

Senadora Soraya Thronicke, presidente regional do União Brasil, afirma que Murilo Zauith, também do União Brasil e atual vice-governador de MS, já é tido como certo como candidato a vice na chapa de Rose Modesto.

O União Brasil, legenda que tem como pré-candidata ao governo de Mato Grosso do Sul a deputada federal Rose Modesto, deve seguir uma espécie de tradição na política em período de eleição estadual.

O partido, que oficializa a candidatura da parlamentar amanhã, em convenção, vai anunciar o nome de um político da região de Dourados, segunda maior potência econômica e segundo colégio eleitoral do Estado, para concorrer ao cargo de vice-governador.

Murilo Zauith, que é do União Brasil e, também, atual vice-governador de MS, já é tido como certo como candidato a vice na chapa de Rose Modesto.

Quem disse isso foi a senadora Soraya Thronicke, presidente regional do União Brasil. Ontem à tarde ela estava em Brasília, viajaria para Campo Grande e, logo depois, seguiria para Dourados, onde o partido debateria assuntos ligados à convenção de sexta.

O União Brasil inaugura seu escritório político na cidade de Dourados e também debate quem serão os pré-candidatos a cargos de deputado estadual e deputado federal. Participam do evento (ontem e hoje) as principais lideranças da legenda, incluindo a pré-candidata Rose.

A senadora disse que a sigla já havia convidado Zauith antes e que trabalhava a ideia de convencê-lo a concorrer ao lado de Rose. “Isso [anúncio de Zauith como vice] acontece na sexta-feira”, afirmou Soraya. O evento acontece em Campo Grande, inicialmente marcado para o fim da tarde.

Murilo Zauith cumpre o terceiro mandato de vice-governador. Ele já foi vice do ex-governador André Puccinelli, do MDB, e do atual governador, Reinaldo Azambuja, do PSDB.

Convenção

A convenção do partido está marcada para o dia 22 de julho em Campo Grande, quando deverá ser anunciado o vice na chapa da pré-candidata ao Governo do Estado Rose Modesto.

Já o candidato ao Senado pelo União será definido por votação na convenção partidária, segundo a senadora Soraya Thronicke, que é presidente estadual do União Brasil. Luiz Henrique Mandetta é o apontado pela sigla para ser o candidato, assim como Sérgio Harfouche (Avante). “Se ele obtiver o número de votos necessários, será o nosso candidato ao Senado nas eleições deste ano”, disse, sobre quem for o mais votado na convenção.

Isso porque partidos coligados, mesmo que para concorrer ao Governo do Estado, não podem ter mais que uma vaga ao Senado. Essa é uma decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do último dia 21. Por maioria de votos, os ministros mantiveram a jurisprudência da Corte no sentido de vedar a possibilidade de que as agremiações que se uniram para disputar a vaga de governador formem coligações distintas com o intuito de concorrer ao Senado Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.