Santos protesta após erro de arbitragem na derrota para o Flamengo, e CBF suspende os envolvidos
Clube divulgou protesto nas redes sociais e questionou: “Para que a CBF tem o VAR?”; entidade colocou árbitro de campo e de vídeo em programa de reciclagem
O Santos publicou uma carta aberta com críticas à arbitragem da derrota para o Flamengo por 3 a 2, nesta terça-feira, no Maracanã, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Logo depois, a CBF divulgou uma nota informando a suspensão dos profissionais questionados pelo clube.
O Peixe reclama do lance que ocorreu aos 48 minutos do primeiro tempo. Camacho recebeu passe de Marcos Leonardo, driblou Matheuzinho e foi derrubado dentro da área, mas o árbitro André Luiz de Freitas Castro deixou o jogo seguir. Na sequência, veio o gol de Pedro. Após conversa com Adriano Milczvski, árbitro de vídeo da partida, André Luiz de Freitas Castro confirmou o gol para o Flamengo.
Na carta do Santos, endereçada a Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e a Wilson Seneme, presidente da comissão de arbitragem da entidade, o Santos questionou o porquê da existência do VAR e cobrou a exclusão do árbitro e do árbitro de vídeo, além de que ambos nunca mais trabalhem em jogos do Peixe.
O Santos classificou o erro da arbitragem como criminoso e criticou que a entidade não se posicionou após o clube enviar ofícios relatando erros nas partidas do time no Campeonato Brasileiro.
Confira na íntegra a carta aberta publicada pelo Santos:
Presidente Ednaldo,
Para que a CBF tem o VAR?
Nem mesmo uma consulta ao VAR foi feita. Entendemos que isso já passou de um erro comum para uma ação desastrosa.
O que fizeram hoje foi criminoso.
Nos dois últimos jogos enviamos ofício de erros e nem uma resposta recebemos. Pelo contrário, novamente fomos prejudicados.
Em várias partidas, arbitragens tendenciosas. Devemos pensar que é algo direcionado?
Para que o senhor Seneme mente que investem em treinamentos, se esses árbitros não têm o mínimo de preparo?
O que mais precisa acontecer?
O Santos não vai mais tolerar essa falta de profissionalismo recorrente de uma entidade que tem os clubes como prioridade.
Queremos que tornem pública, imediatamente, a conversa do árbitro com o VAR. chega de “erros” que, de tão grosseiros, nos levam a pensar não serem simplesmente erros.
A CBF, por sua vez, também soltou uma nota e informou que: “a Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro Andre Luiz de Freitas Castro e o VAR Adriano Milczvski foram incluídos no Programa de Assistência ao Desempenho do Árbitro (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação de ambos durante a partida entre Flamengo e Santos, pelo Brasileirão Assaí 2022″.