Samsung desbanca Apple e retoma liderança no mercado de celulares
A Samsung voltou ao primeiro lugar entre as marcas que mais vendem celulares no planeta, de acordo com novos levantamentos da agência IDC. A companhia coreana ultrapassou a Apple, com um total de 60,1 milhões de unidades remetidas no primeiro trimestre de 2024.
São números considerádos estáveis para a companhia, com uma redução de 0,7% na quantidade de unidades vendidas em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso foi fundamental para que a empresa retomasse a liderança, já que a Apple viu uma queda expressiva de 9,6%.
Outro destaque ficou por conta da retomada de marcas chinesas, incluindo a Xiaomi que viu um aumento de 33,8% em relação ao início de 2023. Já a Transsion (responsável por marcas como a Tecno, Itel e Infinix) cresceu 84,9% para alcançar o quarto lugar da lista.
Portanto, o ranking de maiores marcas para o primeiro trimestre de 2024 ficou com a seguinte composição:
Remessas 1ºT 2023 (em milhões de unidades) | Remessas 1ºT 2024 (em milhões de unidades) | Variação ano a ano | Fatia de mercado 1ºT 2023 | Fatia de mercado 1ºT 2024 | |
1 – Samsung | 60,5 | 60,1 | -0,7% | 22,5% | 20,8% |
2 – Apple | 55,4 | 50,1 | -9,6% | 20,7% | 17,3% |
3 – Xiaomi | 30,5 | 40,8 | 33,8% | 11,4% | 14,1% |
4 – Transsion | 15,4 | 28,5 | 84,9% | 5,7% | 9,9% |
5 – OPPO | 27,6 | 25,2 | -8,5% | 10,3% | 8,7% |
Outras marcas | 79 | 84,7 | 7,2 | 29,4% | 29,3% |
De acordo com a diretora de pesquisa da IDC Nabila Popal, o mercado de smartphones está se recuperando das turbulências vistas nos últimos dois anos. No total foram 289,4 milhões de unidades remetidas no primeiro semestre, um aumento de 7,8% em relação ao início do ano passado.
De maneira geral, isso fez com que as empresas voltassem mais fortes, mas algumas características do setor parecem ter sido alteradas: “Nós continuamos a ver um crescimento de valor e preços médios de vendas, já que consumidores têm optado por modelos mais caros sabendo que vão ficar com os aparelhos por mais tempo”
Outro movimento perceptível é a concentração de mercado entre as empresas que já têm grandes fatias, enquanto as menores tendem a ter mais dificuldades de posicionamento.
Fonte: IDC