Mato Grosso do Sul registra aumento preocupante no número de mortes por Influenza em 2025

Boletim divulgado ontem (4) mostrou que em 2025, o Estado registra 167 óbitos por Influenza

Mato Grosso do Sul enfrenta o maior índice de mortes por Influenza desde o início do monitoramento da doença no Estado. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta sexta-feira (4), o total de óbitos chegou a 167, sendo que apenas na última semana cinco pessoas faleceram em decorrência da gripe.

Todas as vítimas recentes eram portadoras de comorbidades e tinham idade entre 67 e 92 anos, residindo nos municípios de Ivinhema, Naviraí, Sidrolândia, Nova Andradina e Três Lagoas. Todas as mortes foram causadas pelo vírus H1N1.

Até o momento, Mato Grosso do Sul contabiliza 6.142 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com 1.002 confirmações para Influenza. Destas, 986 correspondem ao vírus Influenza A e 16 ao Influenza B.

Na cidade de Dourados, o cenário também é preocupante. O boletim aponta 83 pacientes internados por Influenza A, divididos entre 48 casos de H1N1 e 35 casos sem subtipagem definida. Há ainda quatro pacientes com Influenza B internados e 16 mortes registradas desde o início do ano.

2025 é o ano mais letal para a Influenza em MS

2025 é o ano mais letal para a Influenza em MS

Vacinação e prevenção

Diante do avanço da doença, a vacinação permanece como a principal medida preventiva. Em Dourados, as doses da vacina contra a Influenza estão disponíveis gratuitamente em todos os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Além disso, o Pronto Atendimento Médico (PAM) funciona das 6h às 18h durante a semana, e em regime de plantão nos finais de semana, das 7h às 17h, para atendimento de casos relacionados à gripe e outras emergências.

A SES reforça a importância da imunização, especialmente para grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades, para conter o avanço da Influenza no Estado.

Fonte: A Crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.