Escondidinho de carne seca com mandioca

Pelo mundo, há muitas receitas de escondidinhos. A maioria leva batata como base e, como recheio, carnes bovina, suína, cordeiro e aves e até mesmo peixe. Elas podem ser em cubos grandes ou miúdos, moídas ou desfiadas.

O QUE VAI NO ESCONDIDINHO?

A receita é prática! Dá pra montar o escondidinho com umas 12h de antecedência, guardar na geladeira e levar ao forno pra aquecer e gratinar uns 45min antes de servir. O adocicado e aveludado da mandioca e da mandioquinha combinam perfeitamente bem com a textura e o sabor intenso e salgadinho da carne seca. Ela é refogada com cebola, alho, tomate e ervas e com a camada de requeijão cremoso. Aqui, usei mandioca, mas use mandioquinha ou batata comum se preferir. Cozinhei a mandioca até ficar bem macia e bati no liquidificador com ½ xícara (chá) do líquido do cozimento. Numa panela comum, uma boa mandioca costuma levar de 40min a 1h pra ficar bem macia. Mas pode ser um pouco mais, tudo depende do tipo, da época e da idade da mandioca. Também dá pra cozinhar na panela de pressão, sempre mais rápida.

O escondidinho pode ser montado num refratário grande, ou em 2 médios ou nuns 4 individuais, mas pensando numa porção farta, estilo prato único. Pra deixar a casquinha mais irresistível, gosto de untar o refratário com manteiga e de polvilhar com farinha de rosca.

INGREDIENTES

50 g de manteiga

1 cebola grande em cubinhos (180 g)

1 dente de alho picadinho

2 tomates aduros, sem sementes e em cubinhos

400 g de carne-seca cozida e desfiada

4 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas (4 ramos)

700 g de pur

PREPARO

Numa panela média, aqueça metade da manteiga e doure ligeiramente a cebola. Junte o alho, espere perfumar, acrescente o tomate, a carne e misture. Quando aquecer, junte a salsinha e a cebolinha, acerte o sal e a pimenta e retire do fogo. Aqueça o forno a 180ºC (médio-alto), unte com manteiga e polvilhe com farinha de rosca um refratário médio. Numa tigela, misture o purê de mandioca, o leite, o restante da manteiga, as gemas e sal. Bata as claras em neve e, com delicadeza, incorpore ao purê. No refratário, espalhe metade do purê no refratário, o refogado de carne seca, o requeijão, o restante do purê e polvilhe com parmesão. Leve o escondidinho ao forno por uns 45min, até firmar, crescer e dourar bem, formando uma casquinha em toda a superfície. Sirva bem quente com molho de pimenta ou pimenta em conserva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.