Curso para formar sargentos da PM tem aglomeração de policiais sem máscara
Corporação diz que equipamentos são oferecidos e que vai investigar situação mostrada em gravação durante exercício com 50 alunos
Na mesma semana, pela segunda vez, cuidados adotados para proteção da covid-19 entre alunos de cursos de formação da PM (Polícia Militar) são colocados em xeque. Primeiro, foi em relação à presença de sintomas da doença em 75% da tropa em aula para graduação como oficial, situação sob investigação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul.
Agora, vídeo gravado com a turma que se prepara para a promoção a sargento mostra policiais aglomerados, boa parte deles sem máscara ou qualquer equipamento para evitar o contágio pelo novo coronavírus.
Além disso, a gravação tem o flagrante de um dos policiais falando em tom jocoso sobre o uso da proteção.
“Tem que usar máscara, ó o covid”, ouve-se uma pessoa dizer.
A filmagem é de alunos do curso de formação de sargentos da Corporação, que tem o objetivo de elevar a sargento 215 alunos. A responsabilidade pela formação é de CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças.
O curso era esperado desde o ano passado. Começou em março foi paralisado por causa da pandemia de covid-19 e depois retomado. Parte das aulas são virtuais, mas há atividades presenciais.
Nesse exercício em questão, turma de 50 homens mais ou menos está no pátio do Batalhão de Choque da PM, nos altos da Avenida Afonso Pena. A gravação tem 4 minutos e foi feita na noite desta terça-feira (11).
Começa com os policiais perfilados e na sequência, eles são orientados por dois instrutores a formar dois caracóis humanos. São cerca de cinquenta alunos, divididos em colunas.
É possível ver que boa parte não está com máscara. Quando eles formam o caracol, ficam aglomerados, tudo que as autoridades desaconselham por causa do alto risco de contágio da covid-19.
A partir daí, começam a entoar um canto militar, típico de tropas como o Choque, e o ambiente é preenchido por fumaça típica de bomba de efeito moral. Essa é uma imagem que também impressiona, mas é cena normal no treinamento de policiais.
O não uso de máscara é o que está inadequado, admite a Corporação. Em resposta ao Campo Grande News, a informação dada é de que a utilização do acessório é obrigatória, que existe medida determinando isso desde março aos policiais.
“A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul informa que as medidas sanitárias de prevenção à propagação do Sars-CoV-2 estão sendo adotadas como condições essenciais para execução do trabalho policial, seja ele operacional, administrativo ou nas instruções necessárias à formação e aperfeiçoamento dos policiais militares.”, informa a nota da PM enviada ao Campo Grande News.
Segundo texto, o governo do Estado tem feito a distribuição constante de equipamentos de proteção individual para que os policiais militares atendam com segurança a sociedade sul-mato-grossense.
“No que tange ao caso específico das imagens, já está sendo instaurado procedimento administrativo-disciplinar para apurar as circunstâncias do fato”, encerra a manifestação.