Com 160 expositores, Showtec abre a 27ª edição nesta terça-feira – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Evento apresentará em Maracaju (MS) novas tecnologias, máquinas, serviços e palestras técnicas 

Com uma área de 120 mil m², o Showtec, considerado um dos maiores eventos do agronegócio de Mato Grosso do Sul, iniciará sua 27ª edição nesta terça-feira (21), com programação até o dia 23. Organizado pela Fundação MS, neste ano reúne 160 expositores, que apresentarão novas tecnologias, palestras técnicas, serviços e maquinários. O evento ainda contará com o Showtec Kids, um novo espaço criado com atividades para crianças, com entretenimento e exposição de mini-animais.

A expectativa desta 27ª edição, de acordo com a Fundação MS, é de atrair cerca de 28 mil pessoas nos três dias de programação. No ano passado, o evento atraiu 25 mil pessoas e movimentou R$ 600 milhões em negócios. Durante o Showtec deverão ser anunciados os números oficiais da colheita de soja da safra 2023-2024.

Apresentando os mais recentes avanços da agricultura, especialmente da região Centro-Oeste do Brasil, o evento terá uma abordagem abrangente e prática para o produtor rural. Segundo o presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira, a difusão de tecnologias está no DNA da instituição e se consolida como principal objetivo do Showtec. “Estamos empolgados com a edição deste ano. Esperamos proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora ao longo dos três dias de evento, oferecendo um ambiente propício para a troca de ideias e a descoberta das últimas tendências em tecnologia agrícola.”

Informação nas trincheiras

Desde o primeiro dia, o público já terá contato com as famosas trincheiras, que tornam ainda mais didático o acesso à informação. O próprio presidente da Fundação MS será moderador de um dos painéis, abordando sobre adubação e alternativas de culturas para o período outono-inverno. Ainda no dia 21, o painel da Comissão Jovem da Famasul traz a comercialização de grãos em discussão, com palestrantes da BTG e Agrobravo.

“As trincheiras são alternativas visuais para que o agricultor compreenda as culturas da forma mais completa possível. Elas possuem profundidade suficiente para que os pesquisadores e participantes do Showtec circulem e possam avaliar o que acontece com o solo e as raízes, de acordo com o manejo aplicado naquela cultura”, explica o pesquisador da Fundação MS e coordenador geral do Showtec, André Lourenção.

Uso de trincheiras torna mais didática a difusão de tecnologias no Showtec. (Foto: Fundação MS)
Entre os temas, será debatido o “Manejo de plantas de difícil controle”, no dia 22, a partir das 15h15. Sobre este tema, o pesquisador Leandro Paiola Albrecht, da UFPR, destaca que a falta de manejo integrado de plantas daninhas está entre os principais erros. “Além dessa falta de manejo integrado, muitos insistem no ‘mais do mesmo’, usando herbicidas que não controlam mais, em função da resistência. Assim, acaba se tornando o ‘barato que sai caro’, pois a planta daninha não perdoa e rouba muito do rendimento do produtor”.

Empresas trazem tecnologias

Além das tecnologias de novas variedades e cultivares, empresas apresentarão alternativas digitais para diminuir custos do produtor rural. É o caso Basf, patrocinador do evento, que na área de agricultura digital, por meio do o xarvio® Digital FarmingSolutions, marca de soluções digitais para a agricultura, levará à feira ferramentas para contribuir com o manejo mais otimizado e assertivo desde o planejamento até a colheita.

Um dos lançamentos da marca é a Gestão Nutricional do Talhão, que chega para elevar a produtividade do sistema de cultivo soja-milho, por meio de um pacote de ferramentas para todas as etapas da nutrição. A tecnologia utiliza mapas como base de um método inovador para conhecer as zonas do talhão de forma mais eficaz, rápida e prática. O resultado é uma coleta otimizada de solo e uma recomendação digital de fertilizantes e corretivos de pH em taxas variáveis. A nova solução proporciona uma economia de 40% nos custos de coleta e análise de solo enquanto proporciona um aumento médio de produtividade de 1,18% para o cultivo da soja e 4,37% para o cultivo do milho.

Outro patrocinador que levará novidades para o Showtec é o Sicredi. Além de opções de crédito, baseadas nas demandas do produtor rural, a cooperativa, pela segunda vez, levará um balcão de oportunidades, com mais de mil vagas de emprego, e que tem a finalidade de apresentar aos visitantes as principais vantagens de Ser Sicredi.

Já com o foco na comercialização de energia renovável, a (re) energisa, marca do Grupo Energisa, participará do Showtec 2024, com soluções no mercado livre e serviços de valor agregado para consumidores que desejam otimizar custos e garantir eficiência energética no setor agropecuário. “Queremos mostrar que somos a melhor opção para os clientes, com um portfólio robusto e diversificado de produtos para atender qualquer necessidade. Ele ainda pode contar com a mesma credibilidade e qualidade que o Grupo Energisa oferece ao longo de mais um século, atendendo 20 milhões de clientes”, afirma Rodrigo Sant’Ana, diretor comercial da (re)energisa.

Os visitantes da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul, também conhecerão a nova referência entre os híbridos superprecoces do mercado. A KWS Sementes traz para à feira o K9200VIP3, um híbrido que se destaca na mais nova geração de produtos. Kennedy Dadalto, gerente de produto de milho da KWS Sementes, explica que “sua estabilidade produtiva, nos mais diversos ambientes, super precocidade aliada ao bom porte, qualidade de colmo, raiz e grão, entregam aos nossos parceiros e clientes a melhor ferramenta para quem almeja os mais elevados níveis de produtividade”.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.