Câmara de Campo Grande – Seminário ”Educação para o Emprego”
Nesta quinta-feira (19) foi realizado o seminário “Educação para o emprego” de iniciativa do vereador Professor Juari. Transmitido ao vivo pelos canais online da Câmara Municipal de Campo Grande, o evento contou com convidados importantes que puderam auxiliar os participantes a conseguirem recolocação profissional.
Presidente da comissão de Educação da Câmara, o vereador professor Juari relata a dificuldade dos “tempos difíceis que estamos passando e isso requer medidas complexas”. Ele relembra que todos os dias as pessoas saem em busca de um novo trabalho e eventos como esse mostram o comprometimento da Câmara dos vereadores para com os cidadãos.
De acordo com o Secretário de Estado da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), Eduardo Riedel, o primeiro a palestrar, “Mato Grosso do Sul é o quinto estado mais competitivo do país”. Por mais que isso pareça, bom, os últimos anos foram de dificuldades. Durante a fala, Riedel fez uma retomada do contexto histórico. “Desde 2016, a instabilidade econômica e política no país fez o desemprego atingir patamares preocupantes, saltando para 11% e achegando a 14% em 2020, ano de maior desafio por causa da pandemia”, relembra.
Segundo ele, a educação é o caminho a reverter esses números. O vereador Professor Juari revela que apesar dos altos números apresentados, muitos empresários na cidade têm dificuldade de preencher todas as vagas que são ofertadas. “Hoje, a qualificação exigida para o trabalho está em constante evolução e o trabalhador precisa se manter atualizado e preparado, por isso a importância do evento”.
O vereador Papy, membro da Comissão de Educação, levanta atenção para o trabalhador que não tem condição de fazer um curso profissionalizante e poder progredir na carreira. “Quando a pessoa precisa trabalhar o dia todo e não tem tempo é difícil para a ela fazer um curso profissionalizante. Para isso precisamos que o curso esteja próximo da escola e que os jovens tenham acesso a esse conhecimento”.
O consultor de Negócios Wagner Garcia, relatou como as empresas fazem para contratar. Ele comentou métodos e estratégias de recrutamento e deu dicas de como elaborar um currículo profissional que possa aumentar as chances de ser chamado para uma entrevista.
Entre as principais dicas estão ser conciso e enxuto na disposição das informações. Objetividade é a norma. Além disso, formatar um currículo específico para cada vaga é fundamental. Mostrar que você é a pessoa para aquela posição e não ser muito exagerado nos dados. Algo passível de eliminação é o profissionalismo e o português. Escrever errado pode ser eliminatório e não se comportar adequadamente como profissional também pode complicar.
O seminário foi direcionado a pessoas que estão em busca de colocação profissional, com quatro palestras. Além de Riedel e Wagner Garcia, também palestraram Luciano Martins, Diretor -Presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat) e Adelaido Vila, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande (CDL-CG), reprensentado por Ana Rita Amarilha e Marcia Scherer . A iniciativa foi do vereador Professor Juari em conjunto com a Escola do Legislativo.
Rodrigo Almeida
Asessoria de Imprensa da Câmara Municipal