Bonito Adventure Mountain Bike será realizado neste domingo

Com o objetivo de arrecadar fundos para a Escola Especial Caminhos da Esperança, vinculada à Associação Pestalozzi de Bonito, todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19 serão tomadas.

Com protocolo rígido de biossegurança, o Bonito Adventure de Mountain Bike (MTB) será realizado no domingo (13). Ciclistas amadores e profissionais de todas as faixas etárias poderão se aventurar, competir e desfrutar das belezas naturais de Bonito com total segurança, já que medidas sanitárias e de higiene foram aprovadas junto à Prefeitura Municipal e serão aplicadas antes, durante e após o evento. A largada será dada na Praça da Liberdade, às 07h00.

A prova tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) e tem como objetivo essencialmente arrecadar fundos para a Escola Especial Caminhos da Esperança, vinculada à Associação Pestalozzi de Bonito. De acordo com a organização, todo o lucro será repassado à instituição social.

A competição de MTB será disputada no formato maratona (longa distância), em estilo off-road, isto é, com percurso amplamente sinalizado, envolvendo estradas pavimentadas, de chão batido, trilhas em morros e matas. As disputas vão ocorrer em três categorias: turismo (trajeto de 27 quilômetros), sport (51 quilômetros) e pro (84 quilômetros). No total, estão inscritos 890 atletas, sendo que receberão premiação em dinheiro os três primeiros colocados da pro e sport, e com troféu os seis primeiros por classe etária, em todas as categorias.

O Bonito Adventure é esperado todo ano por amantes do MTB pois as estradas com cascalho desafiam ciclistas e dão mais emoção à prova. “A intenção do Bonito Adventure é integrar adeptos e praticantes o MTB, juntamente a grupos de pedal, academias e simpatizantes por aventura de diversos municípios e até Estados. É também uma forma de buscar a qualidade de vida e fomentar o turismo em meio à natureza, tão rica em Bonito”, destaca o organizador do evento, Afonso Brandão.

Segurança

Para a realização da prova, foi estabelecido um protocolo rígido de biossegurança, com base nas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde no que se refere à organização de eventos esportivos. A utilização de máscara será obrigatória durante todo o evento, desde a largada até o local de chegada, permanência, antes e após as disputas. Recipientes com álcool em gel 70% estarão disponíveis em diversos pontos, incluindo as tendas de apoio no decorrer do percurso.

A permanência no local do evento após o término das provas será proibida. Cada ciclista deverá levar sua própria água em suas garrafas individuais. Na entrada, informações de saúde serão coletadas em um formulário, referentes aos deslocamentos (viagens) realizados nos últimos dias, contatos com pessoas alheias à família ou casos suspeitos de Covid-19, participação em festas ou outras aglomerações. Haverá também aferição da temperatura corporal.

Conforme a organização, será montada barreira sanitária em parceria com o Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal de Bonito nas duas entradas da cidade, com teste de temperatura e desinfecção de automóveis e bicicletas com produtos de sanitização específicos. Além disso, fiscais vão conferir o uso de máscaras e fornecerão informações sobre o evento e os protocolos seguidos na cidade.

Como forma de manter o distanciamento entre os competidores, a largada será por blocos/pelotões, respeitando as categorias. O resultado da prova será por tempo e não por posição na chegada. Não haverá cerimônia de pódio, para evitar o contato entre ciclistas e membros de estafe. A premiação, desta forma, será individual, com medalhas penduradas em um varal e troféus colocados em uma mesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.