Neymar e Jorginho são finalistas ao prêmio Bola de Ouro 2021 de melhor jogador do mundo
Brasileiros estão entre os 30 nomes na disputa, em que Messi briga pelo sétimo troféu. Vencedor da prestigiada eleição da revista France Football será revelado no dia 29 de novembro
A revista “France Football” divulgou nesta sexta-feira a lista dos 30 finalistas ao tradicional prêmio Bola de Ouro, depois da votação de 180 jornalistas internacionais. O troféu será entregue no dia 29 de novembro, em cerimônia no Théâtre du Chatelet, teatro de Paris.
Os dois brasileiros na briga são o atacante Neymar, do Paris Saint-Germain, e o volante Jorginho, do Chelsea, naturalizado italiano e campeão da última Champions League e da Eurocopa-2020.
Não houve Ballon D’Or no ano passado devido à pandemia de Covid-19. O último vencedor foi o argentino Lionel Messi, quando ainda jogava pelo Barcelona. Ele é o maior ganhador da premiação (seis vezes: 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2019), que está em sua 65ª edição, e tem a chance de faturar o título novamente.
O jovem espanhol Pedri, do Barcelona, também concorre ao título de melhor jogador sub-21 (veja abaixo), assim como aconteceu com o francês Mbappé em 2018. E o italiano Donnarumma participa no mesmo ano da disputa específica entre os goleiros pelo Troféu Yashin.
Dos 30 nomes relacionados, 14 atuam hoje em clubes da Inglaterra, incluindo os recém-contratados Cristiano Ronaldo, pelo Manchester United, e Romelu Lukaku, pelo Chelsea. Os times com o maior número de representantes são Manchester City e Chelsea, finalistas da última Liga dos Campeões, com cinco cada.
A Bola de Ouro esteve restrita a jogadores europeus até 1995. Daquele ano até 2006, a eleição passou a considerar atletas de outras nacionalidades que também atuavam no futebol da Europa. De 2007 em diante, a revista abriu a escolha para qualquer futebolista do mundo.