Viveiro municipal de Aquidauana tem mudas gratuitas para a população
A população de Aquidauana tem a sua disposição uma série de mudas que podem ser obtidas gratuitamente no Viveiro Municipal, que fica localizado dentro do Parque da Lagoa Comprida.
Atualmente, o viveiro tem cerca de 4 mil mudas disponíveis, entre elas frutíferas e nativas do cerrado.
Os interessados em adquirir as mudas devem ir até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) e fazer um breve cadastro, obter sua autorização e, daí, só atravessar a rua e entrar no viveiro e fazer a retirada de 02 mudas de cada espécie.
Caso o cidadão tenha dúvidas de qual muda levar para plantio, qual é ideal para arborizar seu quintal ou na frente de sua casa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem uma equipe técnica preparada para tirar as dúvidas e auxiliar na escolha das espécies de mudas.
No viveiro municipal da Lagoa Comprida em Aquidauana, dentre as espécies de mudas que estão disponíveis são: água pomba, achachairu, abacate, amora, barbatimão, boldo, cica, chuva de ouro, capim-cidreira, conde, caroba, cedro, canafístula, cumaru e ébano.
A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente mantém esse trabalho de produção de mudas no Viveiro Municipal como uma iniciativa que visa fortalecer o plantio de árvores na cidade, promover a preservação do meio ambiente, a conscientização ambiental e fortalecimento do nosso bioma.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente destaca que o plantio de árvores na cidade auxiliam na regulação da temperatura local, deixando mais úmido e oxigenado o ambiente, além de deixar mais bonita a cidade.
O plantio de árvores na cidade também traz outros benefícios como: absorvem o gás carbônico (CO2) e liberam oxigênio; aumentam a biodiversidade; diminuem os efeitos das ilhas de calor urbano; absorvem a água da chuva, diminuindo os riscos de enchentes; embelezam a cidade; oferecem sombra e diminuem a temperatura das cidades; diminuem a poluição sonora das cidades; diminuem a poluição, pois ajudam a filtram o ar; diminuem o nível de estresse das pessoas; enfim, melhoram a qualidade do ar das cidades e a qualidade de vida das pessoas.
Fonte: AGECOM