Senar/MS capacita profissionais que lidam com inflamáveis e combustíveis em propriedades rurais
Curso atende normas da NR20 e outras regras de saúde e segurança no trabalho rural.
Você sabia que, diferente do que muita gente pensa, a gasolina e o diesel não são combustíveis, e sim inflamáveis? A diferença está na temperatura em que os produtos pegam fogo. Esta e outras questões são esclarecidas em curso de saúde e segurança no trabalho oferecido pelo Senar Mato Grosso do Sul e que também é tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta (12).
“A Norma Regulamentadora (NR) 20, que dispõe sobre a Saúde e Segurança com Inflamáveis e Combustíveis para Trabalhadores Rurais, é uma das normas mais importantes e que devem ser aplicadas na propriedade. Estamos falando de uma atividade que envolve uma série de riscos inerentes aos inflamáveis e combustíveis”, explica o instrutor do Senar/MS, Alberto Ribeiro de Almeida, engenheiro de segurança do trabalho.
Uma atividade que faz parte da rotina dentro da propriedade rural é o abastecimento de máquinas. O que pode parecer simples exige um cuidado redobrado, por isso, o correto é que somente um profissional capacitado abasteça os veículos de serviço. “O profissional deve ser treinado, ter total noção dos cuidados necessários nessa tarefa. Pode ser o gerente, um dos operadores, um mecânico, ou qualquer outro trabalhador e este deve receber por periculosidade”, diz.
Na aula prática, os alunos aprendem sobre a ciência do fogo e entendem que nem sempre a água é o melhor componente no combate. “Apresentamos os extintores de incêndio e as diferentes classes do fogo, para cada tipo, um produto específico. Líquidos inflamáveis e combustíveis são da classe B, e não podem ser apagados com água, já que espalha ainda mais o fogo”, complementa.
O curso atende profissionais que atuam no campo e também é demandado por empresas, principalmente usinas de açúcar e álcool que, além da parte agrícola com a utilização de máquinas e lubrificantes, têm contato direto com o etanol. Para trabalhar em uma fazenda, seja na parte gerencial, administrativa ou operacional, o treinamento pode ser um diferencial na hora de ser contratado.
Este e outros cursos ligados ao combate e prevenção de incêndios na área rural são oferecidos gratuitamente pelo Senar/MS.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque