São Paulo e Palmeiras se reencontram em final de Paulistão
Em 2021, Tricolor levou a melhor contra o Verdão em decisão estadual
Finalistas do Campeonato Paulista de 2021, São Paulo e Palmeiras vão se reencontrar na decisão do torneio estadual desta temporada. Nesta quarta-feira, no Morumbi, os rivais abrem disputa por mais um título, mas em situações diferentes das que viviam em maio do ano passado.
O jogo de ida será na casa são-paulina, às 21h40 (de Brasília), e a volta no próximo domingo, no Allianz Parque. Quem vencer na somatória dos confrontos garante a taça, e uma igualdade leva a decisão para as cobranças de pênaltis.
No ano passado, o São Paulo abriu a temporada vencendo o título do Paulistão contra o Palmeiras, que deu a resposta eliminando o adversário nas quartas de final da Libertadores. Nesta temporada, o Verdão levou a melhor contra o Tricolor: vitória por 1 a 0, gol de Rony, no Morumbi.
Nova versão são-paulina
Um ano, muitas alterações. Na comparação direta com a equipe campeã paulista de 2021, o São Paulo apresenta uma nova versão na segunda decisão consecutiva contra o Palmeiras. A começar por quem comanda a equipe no banco de reservas.
Hernán Crespo, mesmo após quebrar o jejum de quase nove anos sem troféus, perdeu o emprego depois de um segundo semestre ruim. A campanha de briga contra o rebaixamento fez a diretoria recorrer a um velho ídolo: Rogério Ceni. O ex-goleiro, que disputa a primeira final como treinador, promoveu uma grande mudança na comparação com o time campeão do ano passado.
Dois símbolos daquele elenco já deixaram o clube. Ausências por lesão do jogo final, Martín Benítez e Daniel Alves saíram do clube em 2021.
Até nove nomes mudaram na comparação direta entre o time campeão do ano passado com a base que deve entrar em campo nesta quarta-feira, a começar pelo gol. Tiago Volpi perdeu o lugar nesta temporada para Jandrei, um dos seis novos reforços recebidos por Ceni para 2022.
Abel: dos protestos à renovação
Apenas a escalação do Palmeiras mostra o quanto o trabalho de Abel Ferreira mudou do Paulistão do ano passado para as finais desta temporada. Do time que foi derrotado pelo São Paulo em 2021, cinco já deixaram o clube: Felipe Melo, Danilo Barbosa, Patrick de Paula, Victor Luis e Luiz Adriano.
Dos três zagueiros de 2021, com Mayke e Renan entre os titulares, o Verdão se consolidou atualmente com uma formação mais próxima do 4-3-3 e com variações táticas de acordo com as características do adversário e do confronto. A figura do centroavante foi substituída por um sistema ofensivo mais ágil e com mais disposição na marcação.
O momento vivido por Abel Ferreira no Brasil também é diferente. De críticas e protestos por causa da perda dos títulos da Supercopa e Recopa Sul-Americana de 2021, quando até teve seu nome pichado nos muros da sede social, o treinador chega para a decisão com contrato renovado e status de quase unanimidade entre os torcedores.