Reforçando a luta pela igualdade e fim da violência, mulheres são homenageadas na Câmara Municipal
Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande promoveram Sessão Solene nesta segunda-feira, dia 9 de março, às 19 horas, para outorga da Medalha Legislativa Celina Martins Jallad, em comemoração do Dia Internacional da Mulher.
A solenidade foi proposta pela vereadora Dharleng Campos e instituída pela Resolução 1301/19, de autoria da vereadora Enfermeira Cida Amaral em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por mulheres à sociedade campo-grandense.
As homenagens foram realizadas no Plenário Oliva Enciso, local que leva o nome da primeira mulher vereadora de Campo Grande, que presidiu a Casa de Leis de 05 a 28 de janeiro de 1958 e em 1959. O evento contou com apresentação do Grupo de Dança Psalmus.
Em nome das homenageadas, Divina Lucia Antonia Batista reforçou a importância da representatividade das mulheres. “Ser mulher é saber seguir em frente e nunca desistir, se reinventando a cada dia em busca dos nossos sonhos, sendo amor por onde for. Tenho certeza que com a representatividade das mulheres conseguiremos vencer muitos obstáculos, juntas somos mais forte, obrigada mulheres”, falou.
Para a subsecretária de Políticas Públicas para Mulher, Carla Stephanini, este momento também é oportuno para reflexão dos direitos iguais. “Este momento é um momento de homenagens, mas também de reflexão pelo respeito, pela valorização e concretização dos direitos das mulheres, ainda temos muitos desafios pela frente, como exemplo, eliminar a violência contra as mulheres, nós também temos que persistir para que as mulheres ocupem espaço de poder e decisão nas instituições públicas e privadas”, defendeu.
Reforçando a luta por direitos iguais e fim da violência contra a mulher, a subsecretária de Estado de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja declarou: “nós mulheres somos mais da metade da população desse Estado, mais da metade do eleitorado desse Estado e podemos fazer a transformação que queremos ver no nosso Estado. De todos direitos garantidos, temos o direito a viver sem violência, precisamos ter o direito de permanecer viva ao acabar um relacionamento. Que nós possamos reconhecer a participação da mulher na sociedade”, disse.
A vereadora Dharleng Campos, proponente da solenidade, reforçou em sua fala a luta de todas as mulheres. “Todas as mulheres merecem essa medalha, porque somos mulheres de luta, que tem sensibilidade, sabe lidar com tudo e todas as situações, se reinventa todo momento, cuida de tudo com muito carinho, uma mulher em sua oração vai estar sempre orando por todas as famílias, porque somos mulheres de fé em Deus, de luta e coragem”, afirmou.
Reconhecimento – A Medalha leva o nome de Celina Jallad, que foi professora, empresária, deputada estadual e conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Na sua carreira, foi secretária estadual de Ação Comunitária e de Bem-Estar Social. De 1995 a 1998 exerceu seu primeiro mandato como deputada estadual, sendo reeleita para mais três mandatos Filha do ex-governador Wilson Barbosa Martins e de Nelly Martins. Em 2010 foi empossada como conselheira do Tribunal de Contas, primeira mulher a ocupar o cargo. Celina faleceu em fevereiro de 2011.
Confira a lista de homenageadas:
ADEMIR SANTANA- LEILA RASIA e RITA DE CÁSSIA ABUSSAFI FIGUEIRÓ DE ARAÚJO
BETINHO – LAYANA CALISTRO SMIRDELE e MARIA APARECIDA GALENDE ACOSTA
CARLÃO – ANA LÚCIA SILVA OLIVEIRA e CARMELINA MIRANDA ALVES
CAZUZA – ROSÂNGELA FERNANDES PINHEIRO NANTES e MARIA JOSÉ MARIN ALVES
CHIQUINHO TELLES – MARIA DE JESUS DE ALMEIDA TELLES e SONIA MARLY GONÇALVES PALHANO
DELEGADO WELLINGTON – ELISABETH KAMMER e CLAUDELI SCHUTZE
DHARLENG CAMPOS – MARIA LOURDES FARIAS LOPES ZARDO e IRENE FERREIRA
DR. CURY – ANA CRISTINA CAMARGO DE CASTRO e MAITHE VENDAS GALHARDO
DR. LÍVIO – DARLENE MARIA GONÇALVES BATISTA CAVALCANTE e ELAINE OSHIRO
DR. LOESTER – ELIZABETH BARBOSA e MILENA VIEIRA COSTA BASSO
DR. WILSON SAMI – FRANCISCA LIMA DE OLIVEIRA e LUCIANA DO AMARAL RABELO
EDUARDO ROMERO – CARMEN MARLI DIAS MORAES e SEBASTIANA DOS ANJOS ALVES
ENFERMEIRA CIDA AMARAL -LUCINETE BARBOSA HERRERIAS e EDILAINE MANSUETO ALVES
FRITZ – MARY YOLANDA DUARTE NAKAGAKI e MARIA DE JESUS CHUERIY
GILMAR DA CRUZ – REGILAINE KELLI LEÃO ALVES ACOSTA e SANDRA RISSI
JOÃO CESAR MATTOGROSSO – REGINA DE FÁTIMA FREITAS CARVALHO e FABÍOLA MARQUETTI SANCHES RAHIM
ODILON DE OLIVEIRA- THAÍS DOMINATO SILVA TEIXEIRA e CARMEM ROBERTO DE SOUZA
OTAVIO TRAD – ANA RITA BARBIERI e DELMIRA ROJAS YONIMA
PAPY – MARIA HELENA NICOLOSO BONOTTO e VANESSA SILVA FREITAS
Pr. JEREMIAS FLORES- TEREZINHA DE MORAES ALVES e DEIZE AZARIAS DOS SANTOS RUFINO
VALDIR GOMES – ROSEMEIRE APARECIDA CRISTALDO PALMEIRA
VETERINÁRIO FRANCISCO – MARIZA CRISTINA MARTINS DA SILVA e MARIA DOS REIS RODRIGUES
WILLIAM MAKSOUD – ÂNGELA MARIA DE BRITO e ANA PAULA GONÇALVES DE LIMA RESENDE
CÂMARA MUNICIPAL
IONISE CATARINA DE OLIVEIRA PIAZZI
MARIA APARECIDA BONIFÁCIO DA SILVA
NEIDE MARIA DA SILVA
DIVINA LUCIA ANTONIA BATISTA
MARIA APARECIDA
LOCIDIA NOGUEIRA DA SILVA CASTILHO
ALISCINDA TIBÉRIO TERENA
SUZETE RODRIGUES FERRAZZA
ANA JOSÉ ALVES