Protagonismo, fim de regalias e saída em 2023: jornal cita concessões para PSG manter Mbappé
Atacante tem contrato até junho e é fortemente ligado ao Real Madrid. “L’Equipe” mostra o que o PSG pode oferecer para tentar convencê-lo a ficar
A atuação na vitória do PSG por 1 a 0 sobre o Real Madrid fez todos os holofotes se voltarem novamente a Mbappé.
A situação do atacante é curiosa: um dos principais jogadores do mundo encerra contrato em junho e pode sair de graça. E o favorito a contratar o jovem de 23 anos é justamente o Real Madrid.
O PSG, porém, não perdeu a esperança e ainda tenta renovar com Mbappé. Segundo o jornal “L’Equipe”, porém, a questão vai além da parte financeira: o clube parisiense terá de buscar outras concessões para convencer o atacante.
– É uma situação complicada, no sentido de que gostaríamos que ele ficasse a vida toda em Paris. Devemos respeitar sua posição. Acho que ainda temos boas possibilidades de renovar. Eu acredito nisso – disse o brasileiro Leonardo, diretor do PSG, ainda em dezembro.
Confira abaixo alguns dos pontos que podem convencer Mbappé a renovar com o PSG:
Protagonismo total
Mesmo sendo o artilheiro absoluto do PSG na temporada, Mbappé ainda não é a estrela incontestável do time. Neymar e Messi ainda estão acima na hierarquia, o que ficou evidente no jogo contra o Real Madrid: o brasileiro entrou em campo e assumiu sua posição favorita, na ponta esquerda, forçando Mbappé a outra função.
De acordo com o “L’Equipe”, Mbappé quer ser o protagonista do time, aquele ao redor do qual um time é construído.
– Ser uma estrela entre outras estrelas não é seu objetivo. Ele quer ser aquele que mais brilha – escreveu o jornal.
Outro exemplo foi a contratação de Sergio Ramos. Segundo a publicação, Mbappé não gostou da contratação, nem tanto pelo jogador em si, mas pela mensagem passada pela diretoria, que apostava em zagueiro de 35 anos para um projeto aparentemente de longo prazo.
Fim de regalias a companheiros
Outra situação que incomoda Mbappé são as regalias a outros jogadores, notadamente os sul-americanos. O “L’Equipe” relata que houve atrasos a treinos e comportamentos inadequados na primeira parte da temporada. Desde janeiro, porém, os episódios cessaram.
– O atacante às vezes tinha dúvidas sobre a capacidade do clube de impor exigências de altíssimo nível – escreveu o jornal.
Promessa de saída em 2023
Outra opção para o PSG seria chegar a um acordo com Mbappé para que ele pudesse deixar o clube em 2023. A presença de Mbappé na Copa do Mundo do Catar como jogador do PSG seria interessante para os donos do clube, que são do país-sede do Mundial.
A solução seria renovar o contrato por dois anos, mas com a promessa de vender Mbappé em junho de 2023 por uma cláusula de rescisão acessível. O PSG estaria disposto a pagar luvas na casa de 25 milhões de euros para estender o vínculo de Mbappé – este valor é praticamente o salário atual do atacante por ano.
“Não defini o meu futuro”
Perguntado sobre seu futuro após o jogo da Liga dos Campeões, Mbappé despistou. Afirmou que a eliminatória não influenciaria em sua decisão e garantiu que ainda não definiu o que fará.
– Não (a eliminatória não vai influenciar no meu futuro). Sei que jogo em um dos melhores times do mundo, vou dar 100% nesta temporada e depois veremos. Não (defini meu futuro) – disse o atacante na zona mista.