Prefeitura de Maracaju entrega mais um Selo SIMM
A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente cadastrou mais uma empresa com o SIMM – Serviço de Inspeção Municipalde Maracaju.
Agora os “Supermercados Pires” estão aptos e habilitados a armazenar e comercializar produtos processados de origem animal, inclusive seus derivados, estando sob fiscalização e orientação por parte da equipe técnica do município.
“Há um sério trabalho que garante a qualidade do produto final ao consumidor, por isso, estamos em constante diálogo com empresários deste segmento, e temos a equipe do SIMM a disposição na secretaria de desenvolvimento, para orientar com todas as informações necessárias, para a adequação as Normas da Lei do Serviço de Inspeção Municipal, garantindo assim a livre comercialização de produtos de alta qualidade aos maracajuenses.” Explicou Rodrigo Olegário, Diretor das equipes técnicas da SEDEMA.
Além disso, Maracaju já conta com uma empresa cadastrada no chamado “Selo Arte” possibilitando a esta empresa a comercialização ao nível de Brasil, trata-se de um selo próprio do Ministério da Agricultura, sendo que somente está apto a receber este selo nacional, quem já está cadastrado nos selos das esferas municipal e estadual, tratando-se da Casa de Carnes Big Boi.
O município ainda prospecta novas empresas até o final do ano, contando atualmente com sete empresas, sendo que no início da atual gestão, eram apenas quatro.
A Administração ressalta ainda a importância das empresas se cadastrarem, pois as que comercializam produtos processados de origem animal e seus derivados, poderão sofrer as punições cabíveis por lei, caso não se enquadre nas normas do Serviço de Inspeção Municipal, Estadual e Federal.
SOBRE O SIMM
Trata-se de uma Lei Municipal do Serviço de Inspeção Municipal, especialmente de produtos de origem animal e pretende fiscalizar principalmente as empresas que produzem produtos de origem animal e seus derivados.
As empresas que se encontram no Serviço de Inspeção Municipal podem comercializar seus produtos legalmente dentro do município.
Além do Serviço de Inspeção Municipal, há o Serviço de Inspeção Estadual e Federal, sendo o Estadual contemplando a comercialização ao nível de estado, devendo a empresa procurar o IAGRO e Federal contemplando a comercialização ao nível federal, devendo a empresa procurar o Ministério da Agricultura.