Ponta Porã – Rede Cegonha é tema de palestra no HR
Hospital é credenciado pelo projeto Rede Cegonha e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e puerpério
O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última quarta-feira (15/01) palestra sobre o projeto Rede Cegonha, que promove atenção humanizada durante a gravidez, parto e puerpério. A atividade teve intuito de orientar os colaboradores sobre as boas práticas de humanização do parto, desenvolvimento do projeto e aleitamento materno.
“O Hospital é credenciado pelo projeto Rede Cegonha, programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e o pós-parto, e ao recém-nascido e às crianças até dois anos. Assim que o bebê nasce temos a hora de ouro, em que ele vai direto para o contato pele a pele com a mãe, onde é amamentado na primeira hora de vida e fazemos o corte do cordão tardio, permitindo que o recém-nascido receba nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança”, explicou a coordenadora de enfermagem, Luciana Licha.
A maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã conta com 19 leitos dispostos com alojamento conjunto, três salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), uma sala de estabilização para recém-nascido, uma sala de classificação de risco obstétrico, sala de observação, consultório médico e solarium para realização de encontros educacionais e arejamento para as gestantes.
A coordenadora de enfermagem ressalta ainda que a unidade cumpre os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e boas práticas de partos internacionais. “Temos uma equipe de enfermeiros obstetras treinados para fazer parto humanizado, utilizamos equipamentos e métodos de alívio de dor não farmacológicos, tais como: bola de pilates, barra de apoio, som, exercícios e duchas quentes”, frisou.
Débora Aguilera, 20 anos, teve parto normal apoiada na bola de pilates. Ela e o marido, Vitor Afonso Barreto, 24 anos, elogiaram o atendimento realizado pela unidade. “Fomos bem atendidos. As enfermeiras nos apoiaram a todo momento e nos deixaram à vontade. Não imaginava que poderia ter o bebê em posturas não convencionais, gostamos da experiência” contou.
“Acompanhei de perto o parto da minha filha, foi emocionante e ganhamos um kit na saída que nos auxiliará nos primeiros cuidados com ela”, comentou Vitor.
Kit Pequeno Sul-Mato-Grossense – Por meio do programa “Pequeno Sul-Mato-Grossense”, mães e recém-nascidos da maternidade recebem, na alta hospitalar, um kit de higiene composto por fraldas, toalha, frasco de álcool em gel, pacote de gazes, algodão, sabão glicerinado e pomada para assadura. A iniciativa do Instituto Acqua tem objetivo de incentivar os primeiros cuidados de vida do bebê. Em 2019 foram realizados 1.285 partos na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã.