Pesquisa Ranking aponta os favoritos em Maracaju
O Instituto Ranking Brasil Inteligência realizou, de 1º a 4 de julho, sob encomenda do site Diário MS News, uma pesquisa de avaliação administrativa e intenção de votos para a Prefeitura de Maracaju nas eleições de 2024 e o atual prefeito Marcos Calderan (PSDB) lidera com ampla margem percentual sobre os demais adversários, tento no levantamento estimulado, quanto na espontânea.
Espontânea
Segundo os dados colhidos junto a 500 moradores, com 16 anos ou mais de idade, tendo intervalo de confiança de 95% e margem de erro máxima estimada de 5% para mais ou para menos, na pesquisa espontânea Marcos Calderan está bem à frente com 50,2% das intenções de votos, enquanto em segundo aparece o ex-prefeito Dr. Maurílio Azambuja (MDB) com apenas 5,6%.
Ainda mais atrás estão Edson da Disk Sistema, com 2%, Dr. Chaud Salles, com 0,8%, e Robert Ziemman, com 0,4%, sendo que 0,4% dos entrevistados responderam outros nomes e 40,6% não sabem ou não responderam.
Estimulada
No levantamento estimulado, o prefeito Marcos Calderan lidera com 60%, seguido bem de longe por Maurílio Azambuja, com 9,2%. Ainda mais afastado aparecem Edson da Disk Sistema, com 3%, Dr. Chaud Salles, com 1,2%, Robert Ziemman, com 1%, e Ludimar Portela, com 0,4%, sendo que 25,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Rejeição estimulada
No quesito rejeição estimulada, Ludimar Portela está na frente dos demais, com 12%, seguido de perto por Maurílio Azambuja, com 10,6%, Robert Ziemman, com 8,2%, Dr. Chaud Salles, com 7,6%, Edson da Disk Sistema, com 5,8%, e Marcos Calderan, com 3,4%, enquanto 52,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Análise
Na análise do cientista político Antonio Ueno, diretor-presidente do Grupo Ranking, o atual prefeito Marcos Calderan está praticamente com sua reeleição garantida, com mais de 60% das intenções de votos na pesquisa estimulada. “O segundo colocado não chega nem a 10%, que é o ex-prefeito Maurílio Azambuja”, declarou.
Ele explica que, apesar de ter administrado o município por três mandatos, o fato de ter sido preso e ser um dos nove réus no âmbito da Operação Dark Money, que investigou desvio de R$ 23 milhões do cofre municipal através de contas fantasmas, o ex-prefeito está com a imagem muito arranhada.
“Houve prisões, uma situação política muito complicada no município de Maracaju. Por isso, na minha avaliação, levando em consideração os dados da pesquisa, o atual prefeito está conseguindo conduzir o município de uma forma muito satisfatória e provavelmente vai passear na sua reeleição”, projetou Tony Ueno.
FONTE: RANKING PESQUISA