Pesca não tem sido maior motivo de turista vir para o Pantanal
A Fundação de Turismo do Pantanal (Fundtur) divulgou nesta segunda-feira (19) seu segundo boletim sobre a atividade do setor. A autarquia está realizando diferentes mapeamentos para atualizar o monitoramento do turista na cidade. A pesquisa começou em 2021 e está acompanhando a situação no período de pandemia do novo coronavírus. Para este período, foi verificado que não é a pesca exatamente que está atraindo o turista para rgião.
De acordo com esse estudo, foi identificado que o turista que vem à cidade neste período é para ficar de um a dois dias no máximo e de forma esmagadora acaba vindo por motivo de trabalho.
Quem vem para o Estado e fica um dia corresponde a 34,4% do grupo entrevistado. Para ficar dois dias, a porcentagem é a mesma. Acima de três dias, são 21,9% e para ficar três dias, 9,4%
No total, 84,4% disseram que vieram para a região por motivo de trabalho. Há casos também relacionados a férias, estudo, pesca, visita a parentes, motivo religioso e turismo ou ecoturismo. Neste último segmento, é a menor parte que respondeu com esse tipo de interesse.
Com a pandemia, que afetou todo o Brasil, os passeios em barcos-hotéis tiveram forte impacto e houve diversas remarcações e cancelamentos de viagens. Boa parte das pessoas que compram esses pacotes não são de Mato Grosso do Sul, mas de São Paulo e outros estados.
“Essa pesquisa tem por objetivo verificar o fluxo de turistas nos meios de hospedagem, como também identificar o seu perfil. Dando continuidade ao projeto. O boletim nº 2 é referente ao mês de março de 2021”.
O levantamento pretende ser mais amplo a partir da adesão de outras empresas ao questionário. “Salientamos que esse é um projeto que iniciamos com alguns meios de hospedagem urbano, a fim de subsidiar ações públicas e privadas com foco no perfil do turista”, observou a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Sienna da Costa Oliva.
A partir de estatística, a fundação poderá desenvolver políticas mais específicas para motivar o turista a consumir na cidade em diferentes partes. Também buscar recursos para realizar investimento em áreas que estão carentes e envolvem o turismo.