Neymar reencontra técnico que o subiu para o profissional aos 16 anos
Márcio Fernandes terá de superar “pupilo” para tentar salvar o Leão do rebaixamento no Paulista
O duelo entre Inter de Limeira e Santos, neste domingo, às 18h30, no Major Levy Sobrinho, pela última rodada do Paulistão, vai marcar um reencontro especial na carreira de Neymar.
Do outro lado estará Márcio Fernandes, técnico que promoveu a então promessa alvinegra ao elenco profissional do Peixe no início de 2009, quando o agora consagrado atacante tinha apenas 16 anos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/Y/v/XALDhYTIeBV20HbD19sA/marcio.png)
Márcio Fernandes foi o primeiro técnico de Neymar no Santos — Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC
O treinador já tinha sido o responsável por lançar Neymar na Copa São Paulo de 2008, aos 15 anos – o craque também disputou o torneio de base em 2009 antes de passar a integrar o grupo principal.
Mas Márcio Fernandes, apesar de ter subido Neymar para o profissional, não chegou a participar da estreia do atacante no time de cima do Peixe. Acabou demitido antes, em 12 de fevereiro, depois de sete jogos no Paulistão, com três derrotas, três vitórias e um empate.
Ele tinha assumido como interino durante o Brasileirão do ano anterior, depois da saída de Cuca, e foi efetivado ao salvar o time do rebaixamento. Após Márcio Fernandes deixar o cargo, Vagner Mancini chegou ao Santos e deu a Neymar a primeira chance em jogo oficial como profissional no dia 7 de março, na vitória por 2 a 1 sobre o Oeste.
Depois da parceria no Santos, os dois se enfrentaram uma vez, em 2012, quando Márcio Fernandes dirigia o Comercial – o Peixe venceu por 2 a 0 pelo Paulistão. Passados 13 anos, voltam a se encontrar no retorno do craque ao futebol brasileiro.
Atualmente com 62 anos, o treinador vai precisar superar o “pupilo” para ter chance de evitar o rebaixamento da Inter de Limeira, único time que ainda não venceu no Paulistão após 11 rodadas e que amarga a lanterna na classificação geral, com apenas sete pontos.
Márcio Fernandes chegou há 10 dias na Inter para a reta final e comandou a equipe em três partidas até aqui – derrotas para Palmeiras e Velo Clube e empate com o Água Santa.
O Santos, por sua vez, joga para confirmar a classificação às quartas de final. Com 15 pontos, o time lidera o Grupo B, seguido de Bragantino (14), Guarani (12) e Portuguesa (12).