MS terá os 10 dias mais quentes de 2020
Até 22 de setembro o Estado terá o período mais quente do ano. Segundo os meteorologistas da Somar, os próximos 10 dias podem ter um desvio da temperatura de até 7 °C na maioria das áreas de Mato Grosso do Sul, com picos máximos acima dos 40°C.
A esperança está na primavera, que vai trazer uma grande frente fria. Em meio ao calorão, a secura do ar e ao fogo das queimadas, a previsão da chegada de frente fria é uma boa notícia para o início da nova estação, que começa oficialmente no dia 22, às 11h31 (horário de MS).
A previsão de altas temperaturas agrava o cenário das queimadas, além de fazer com que o solo perca o que resta de umidade pela evapotranspiração. O Pantanal, que abrange o sul de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, enfrenta o pior cenário das queimadas em 2 anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Antes da frente fria da primavera entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais vão influenciar algumas áreas do Sul e Sudeste, mas sem força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o país há quase um mês. Além da chuva, há expectativa também de que o ar frio associado com esta grande frente fria consiga penetrar pelo interior do Brasil. As análises iniciais indicam que a entrada do vento frio pelo interior do Sudeste e sobre o Centro-Oeste pelo menos vai aliviar o calorão por alguns dias.