Líder disparado: campanha absoluta do Botafogo no Brasileirão
Glorioso tem a melhor campanha mandante e visitante, a defesa menos vazada e números individuais de destaque
Segue o líder! O Botafogo abriu 10 pontos de diferença para o segundo colocado após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio neste domingo. A campanha impecável do Glorioso com 36 pontos conquistados em 42 possíveis só foi alcançada uma outra vez nos pontos corridos – o Corinthians alcançou a mesma pontuação em 2017 na 14ª rodada. O Botafogo soma 12 vitórias em 14 jogos na atual edição.
Torcida do Botafogo no Estádio Nilton Santos — Foto: André Durão/ge
O Botafogo conquistou todos os 21 pontos possíveis como mandante neste Brasileirão. São sete vitórias em sete jogos. Ao lado de Flamengo e São Paulo, o Glorioso é o mandante com mais gols no torneio: 14 bolas na rede cada. Além de ter a melhor defesa em casa disparada, com apenas um gol sofrido na estreia do torneio para o Tricolor Paulista. Os números reforçam o poderio do Botafogo atuando com o apoio de sua torcida.
O jogo inaugural do Botafogo no Brasileirão foi também a estreia do gramado sintético no Estádio Nilton Santos. Nas redes sociais, o clube já entrou na brincadeira da torcida com a boa fase em casa. O gramado é o “tapetin” onde desfilam os craques do time.
Botafogo comemora gol da vitória sobre o Palmeiras no Allianz Parque — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Um ponto interessante sobre a campanha fora de casa do Glorioso é o rendimento em duelos diretos contra os times na primeira parte da tabela. A equipe venceu Palmeiras e Grêmio em jogos quando os adversários ocupavam a vice-liderança do Brasileirão e também derrotou o Flamengo por 3 a 2, com o mando do rival e apenas 10% dos ingressos destinados à torcida alvinegra, no Maracanã.
Além destes jogos, o Botafogo também acumula vitórias contra Bahia e Cuiabá, ambos fora de casa. As duas únicas vezes em que a equipe saiu de campo derrotada no torneio aconteceram em duelos como visitante: contra Goiás e Athletico-PR.
Melhor defesa
Adyelson, Cuesta, Carlos Alberto e Marlon Freitas Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo
O Glorioso conseguiu sair de campo sem levar gol em 64% dos compromissos no Campeonato Brasileiro: nove dos 14 jogos. Em casa, são seis partidas consecutivas com a defesa ilesa ou exatos 698 minutos desde que Calleri balançou a rede no Nilton Santos, na primeira rodada.
A dupla de zaga formada por Adryelson e Víctor Cuesta, titulares em 13 dos 14 jogos, tem tido atuações seguras e corroboram a eficiência defensiva do time. O Botafogo precisa levar 24,7 finalizações para sofrer um gol. Enquanto o América-MG, pior defesa do torneio, toma um gol a cada 5,7 arremates.
Lucas Perri: o muro do Glorioso
Lucas Perri em ação no clássico contra o Flamengo — Foto: André Durão
Na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, foram 22 finalizações contra a meta do Glorioso – e quatro delas defendidas por Perri. A mais marcante aconteceu em chute de Reinaldo cara a cara, após rebote de arremate de Luis Suárez, quando o goleiro do Botafogo já estava caído e precisou de recuperação impressionante.
Tiquinho Soares: o artilheiro do Brasileirão
Tiquinho Soares comemora gol pelo Botafogo — Foto: Vítor Silva/Botafogo
Não é possível abordar os números impressionantes do Botafogo no Brasileirão 2023 sem falar de Tiquinho Soares. O centroavante participou diretamente de 50% dos 24 gols anotados pelo time no campeonato. Foram dez gols e duas assistências até aqui.
Artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro, Tiquinho participa de um gol do Botafogo a cada 99,5 minutos em campo, seja balançando as redes ou com o passe decisivo. O camisa 9 chegou a balançar as redes contra o Grêmio, mas o VAR anulou por impedimento de Víctor Cuesta.