Legislações ambientais e orientações sobre o CAR fazem parte da programação de curso do Senar/MS
Produtores rurais e profissionais de diferentes áreas trocam experiências em capacitação.
Você sabia que todo empreendimento, seja urbano ou rural, que possa gerar algum impacto ambiental, precisa de licenciamento? Conceitos básicos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável estão entre os pontos repassados no curso ‘Orientações de Licenciamento Ambiental para Proprietários Rurais’, do Senar/MS. Esse é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (09).
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) também faz parte da programação do curso e está entre as principais dúvidas dos participantes. Por isso, passou a ser um dos temas de destaque, assim como multas e medição de áreas de preservação permanente e reserva legal.
“Os alunos recebem informações sobre legislações ambientais federais, estaduais e o entendimento da estrutura das entidades locais. Também falamos sobre as principais licenças ambientais e orientamos quanto ao preenchimento do CAR”, explica a instrutora Carla Cristina Cerezoli de Jesus.
Entre os perfis de quem busca a capacitação estão proprietários rurais e profissionais da área de contabilidade, o que, para a instrutora, é uma experiência interessante, já que mescla diferentes públicos com exemplos reais para debater em aula.
“Além do certificado, o aluno que conclui o curso aprende que conservar certas áreas representa investimento, e não perda de espaço. Na agricultura 4.0, por exemplo, se colocarmos os números na ponta do lápis, é visível os resultados alcançados com a conservação”, complementa.
O curso é gratuito e tem duração de 16 horas. Interessados podem procurar pelo sindicato rural do seu munícipio e falar do interesse em participar da capacitação.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Ellen Albuquerque