Judoca de MS conquista bronze e Brasil encerra Grand Slam com 5 medalhas
Experiente Rafael Silva, o “Baby”, faturou uma das 5 medalhas de bronzes conquistadas pela seleção brasileira
O judô brasileiro encerrou a participação no Grand Slam de Tel Aviv (Israel) neste sábado (19) com cinco medalhas de bronze. O aquidauanense Rafael Silva, “Baby”, 35 anos, garantiu o pódio na categoria acima de 100 kg.
Baby disputou quatro lutas. Após bater o polonês Kacper Szczurowski por ippon e o ucraniano Yevheniy Balyevskyy por wazari, ele perdeu do azerbaijano Ushangi Kokauri na semifinal. Na repescagem, o sul-mato-grossense fez valer a experiência e derrotou o sul-coreano Jaegu Youn, que estourou o limite de três shidos, que são punições por falta de combatividade.
“Foi quase um mês de Europa, começando pelo Grand Prix de Portugal, onde fiquei em terceiro. Depois, não tive um bom desempenho em Paris. Depois, consegui chegar ao pódio aqui em Israel. Estou bastante feliz. É o começo de uma temporada e esse ano o Mundial vai ser em maio, a preparação tem que estar a todo vapor pensando já no Mundial”, resumiu Baby.
Também no sábado, porém na categoria até 100 kg, Leonardo Gonçalves também assegurou a conquista com a vitória na repescagem sobre o italiano Gennaro Pirelli. Leonardo venceu por ippon os dois primeiros combates, contra o húngaro Zsombor Veg e o georgiano Varlam Liparteliani. Nas quartas de final, o brasileiro não resistiu ao holandês Michael Korrel, vice-líder do ranking olímpico.
O Brasil já havia conquistado medalhas de bronze nos dias anteriores no Grande Slam de judô em Tel Aviv . Na quinta-feira, Natasha Ferreira (categoria até 48kg) e Larissa Pimenta (até 52kg) foram ao pódio. Na sexta-feira, Daniel Cargnin (até 73kg) também terminou a sua chave em terceiro lugar.