Futebol brasileiro tem dificuldade para entrar no mercado internacional, diz pesquisa
Apenas 3% dos fãs de futebol estrangeiros têm um clube do futebol nacional
Não é incomum que um brasileiro que se apresente em outro país logo seja questionado: “então você gosta de futebol?”. Mas a fama internacional da paixão nacional não tem rendido bons frutos para os principais clubes do Brasil.
Apenas 2,96% dos fãs de futebol estrangeiros têm um clube no nosso futebol, enquanto o Campeonato Brasileiro é considerado como favorito por apenas 2,23% dos fãs internacionais.
No sentido contrário, a relação é bem diferente: 87% dos brasileiros demonstrem interesse por clubes estrangeiros, com 21% tendo um time de outro país como principal. As ligas espanhola e inglesa estão no topo das favoritas.
São resultados da pesquisa Global Fan Report, encomendado pela plataforma de blockchain para esportes Chiliz e realizado pelo CLV Group. Para o levantamento, foram abordados mais de 8 mil torcedores de futebol no Reino Unido, EUA, Brasil, Nigéria, Japão, Coreia do Sul e Itália.
Real Madrid (30,48%), Barcelona (16,05%) e Manchester City (5,71%) estão no topo dos clubes mais adorados pelos brasileiros. Fãs do Brasil, ainda, são assíduos espectadores do seu time internacional. Nada menos que 20,54% dos torcedores assistem a todos os jogos de seus times de fora, 58,5% veem a maioria das partidas.
A história e tradição são o principal fator para brasileiros apoiarem seus times de fora, com 63,5% de respondentes, o desempenho atual do time teve 53,65% de respostas e jogadores ou técnicos individualmente, 52,54%.