Fronteira Brasil e Bolívia é liberada, mas comerciantes prometem bloquear se regras não mudarem
Com a suspensão dos protestos, a fronteira foi liberada fim da manhã desta terça-feira (1º). Havia filas de caminhões.
Já está liberada a passagem de caminhões de carga na fronteira entre Brasil e Bolívia, em Corumbá e Puerto Suaréz. Comerciantes bolivianos protestavam desde segunda-feira (31) contra regras brasileiras relacionadas à prevenção da Covid-19.
Apesar de autorizarem a passagem dos veículos, que já formavam fila nos dois países, os comerciantes prometem voltar com o protesto caso até sexta-feira (04), o governo brasileiro não tenha liberado a entrada de bolivianos no país.
Os manifestantes pedem ao governo boliviano que negocie com o Brasil, para que eles possam voltar a entrar em território brasileiro. A fronteira entre os dois países está fechada para entrada de pessoas e veículos de passeio desde o mês março. Neste período só estavam passando pelo local caminhões de carga e ambulâncias.
O protesto ocorre após o governo da Bolívia flexibilizar a quarentena no país e permitir a entrada de brasileiros para atividades comerciais. A medida passa a valer a partir desta terça-feira (1). Este é o terceiro protesto com bloqueio da fronteira realizado por bolivianos durante a pandemia.
Fila de caminhões na fronteira com a Bolívia, em Corumbá