Forças Armadas vão reforçar segurança em MS nas eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na terça-feira (27) o envio de tropas federais para garantir a segurança do primeiro turno das eleições em sete estados. Soldados das Forças Armadas serão enviados para localidades do Amazonas, Pará, Maranhão, de Mato Grosso do Sul e do Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins.
Os militares das Forças Armadas vão garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos nas cidades de Paranhos, Caarapõ, Aral Moreira, Coronel e Ponta Porã. Todos o municípios ficam na faixa de fronteira com o Paraguai, conhecida pela violência derivada do crime organizado. As cidades também são palco de conflitos envolvido disputa de terras entre índios e fazendeiros.
Os pedidos de envio de forças foram feitos pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) para garantir a normalidade da eleição. As 345 localidades que vão receber as tropas têm histórico de conflitos durante as eleições e baixo efetivo de policiais militares.
Com a aprovação dos pedidos, a decisão do TSE será encaminhada ao Ministério da Defesa, pasta responsável pelas ações desenvolvidas pelas Forças Armadas.