Escritores de MS se reúnem e declamam poesias em redes sociais: ‘objetivo é levar cultura no isolamento’
Projeto dos ativistas culturais Victor Barone e Fábio Gondim trará em redes sociais, diariamente, poemas de 14 autores, lidos por colegas escritores. ” A poesia faz com que a gente questione, pense e também absorva um pouco melhor tudo que está acontecendo no país”.
Um projeto de escritores de Mato Grosso do Sul trará, a partir desta quarta-feira (6), poemas nas redes sociais. A ideia, que partiu de uma conversa entre o jornalista Victor Barone, de 52 anos, e do ativista cultural e poema Fábio Gondim, é de fazer uma intervenção poética dentro do isolamento social imposto após a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com Barone, após a idealização do projeto, chamado de “Poema na Quarentena MS”, os amigos se juntaram a outros poetas do estado, formando um grupo de 14 escritores. A maioria, segundo ele, já se conhecia ao menos por meio de redes sociais. “Temos acompanhado outras ações da cultura no mundo todo, principalmente musicais. Então a ideia é sempre tentar levar cultura para a casa das pessoas dentro desse momento de isolamento social”, conta.
A partir desta quarta-feira, um poeta postará, nas redes sociais, um vídeo declamando um poema de outro. Durante duas semanas o projeto pretende postar um poema por dia. Para o compartilhamento ser mais fácil, cada autor irá postar o vídeo com a #poemanaquarentenaMS, em perfis abertos ao público.
Para Barone, a cultura pode ser um alento em um período de privação de liberdades em todo o país. “Queremos que o sofrimento das pessoas seja menor nesse período difícil. A poesia faz com que a gente questione, pense e também absorva um pouco melhor tudo que está acontecendo no país e no mundo”, finaliza o jornalista.