ESAP divulga plano de Capacitação da PGE-MS para o próximo biênio
A ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) lançou este mês o Plano de Capacitação da PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) para o biênio 2022-2023. A elaboração do documento tem como objetivo o aprimoramento cultural dos Procuradores do Estado e dos demais servidores integrantes ou vinculados à PGE-MS. O plano conta com o apoio da CIGE (Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica).
O projeto apresenta iniciativas de capacitação direcionadas ao desenvolvimento das competências institucionais e individuais dos Procuradores do Estado e dos servidores da PGE-MS, por meio de ações inovadoras e de comportamentos proativos, qualificando-os para o desempenho do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao exercício de suas funções.
Segundo a Procuradora Ludmila dos Santos Russi, a intenção é atender as demandas identificadas no Planejamento Estratégico. “Todos os objetivos e metas foram baseados no Planejamento Estratégico que se encerra também em 2023. Nós pretendemos iniciar um projeto junto à CIGE e à unidade de Recursos Humanos para mapeamento de competências das unidades setoriais”, explica.
Segundo ela, o melhor cenário da capacitação é quando há trilhas de aprendizagem. “É quando eu sei o que, ou no que, aquele setor precisa ser capacitado. Estamos em constante evolução para tentar atingir essas trilhas de aprendizagem”, acrescenta.
Entre os objetivos do Plano de Capacitação estão o incentivo à participação de Procuradores do Estado e servidores integrantes ou vinculados à PGE em eventos de capacitação; proporcionar oportunidades de crescimento pessoal e profissional; permitir o desenvolvimento e aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes; apoiar de forma institucional projetos para a capacitação de recursos humanos.
Metas
No que diz respeito às metas traçadas no projeto, destacam-se, entre outras, a elaboração de projeto de mapeamento de competências setoriais, com deflagração inicial de sua execução em unidade setorial da PGE, a ser escolhida pela Procuradora-Geral do Estado e Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica – CIGE, com vistas ao desenvolvimento de trilhas de aprendizagem; Oferecer suporte às oficinas de capacitação a serem realizadas pela Coordenadoria Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado de Compras e Contratos – CJUR/CCP;
Além da contratação e realização de ao menos 3 cursos de média duração e/ou pós-graduações para um grupo mínimo de 10 pessoas voltados, dentre outras áreas, para: nova Lei de Licitações e Contratos, Lei Anticorrupção, Lei Geral de Proteção de Dados, gestão de riscos na Administração Pública e nos contratos administrativos, mecanismos alternativos de resolução de conflitos, liderança e gestão (de pessoas, de processos, por competência e estratégica), inovação e tecnologia aplicada ao Direito.
Rauster Campiteli, PGE-MS