Em Ivinhema, Caravina participa de expansão de fábrica que vai investir R$ 225 milhões para produção de biometano
O Deputado Pedro Caravina (PSDB) participou nesta quinta-feira (11) em Ivinhema da cerimônia de expansão da primeira planta de biogás e biometano de vinhaça do Estado.
A Adecoagro, multinacional sucroenergética que atua no Brasil, na Argentina e no Uruguai, irá investir R$ 225,7 milhões para quintuplicar sua produção de biometano na usina de Ivinhema. O anúncio foi feito durante o evento sediado na própria planta e contou com a presença do governador, Eduardo Riedel.
A unidade ganhará mais dois novos biodigestores, que, juntos, terão a capacidade de fornecer, por dia, até 30 mil metros cúbicos nominais do gás, produzido a partir de vinhaça (resíduo da produção de etanol). A previsão é de concluir o projeto em 2027. A expansão anunciada está programada para iniciar no segundo semestre de 2024, em uma área de 20 mil metros quadrados da usina. Atualmente, 5% da vinhaça da Usina é destinada à produção de biogás, percentual que deve aumentar para 20% após a conclusão da expansão.
Para o deputado, que no ato representou a Assembleia Legislativa do Estado, o investimento além de gerar empregos, contribui para o desenvolvimento da região e ajuda a consolidar o Mato Grosso do Sul como uma gestão verde, inclusiva, próspera e digital.
“O Estado promove uma série de ações de incentivos à produção sustentável e a neutralização do carbono, e esse investimento é uma demonstração que o nosso Estado, além de gerar empregos, também atrai empresas que têm esse compromisso com a sustentabilidade”, destacou o Deputado.
O governador Eduardo Riedel também se declarou orgulhoso por ver o desenvolvimento que a Adecoagro trouxe para a região e que se reflete na melhoria da vida das pessoas. Riedel afirmou que o Brasil está inserido no debate mundial com três temas centrais: a transição energética, a segurança alimentar e a sustentabilidade. “Quando temos um projeto como esse da Adecoagro, é natural que o Estado incentive. A meta de se chegar ao carbono neutro significa que teremos um ambiente muito mais saudável e vamos levar bem-estar à vida das pessoas”, completou o Governador.
Também participaram do evento os secretários Rodrigo Perez (Segov) e Jaime Verruck (Semadesc), além do Prefeito de Ivinhema Juliano Ferro.
Fotos: Saul Schramm