Dourados – Sebrae e prefeitura lançam Plano de Desenvolvimento Econômico
Documento inclui ações que irão promover o crescimento do município e nortear a execução do programa Cidade Empreendedora
Em parceria com o Sebrae/MS, a Prefeitura de Dourados lança, nesta terça-feira (31), às 19h, o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para o município que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento da cidade. Com medidas de biossegurança, o evento será realizado no Teatro Municipal de Dourados, localizado no Parque dos Ipês, e transmitido, ao vivo, por meio do canal da prefeitura no Youtube.
O PDE foi elaborado de forma colaborativa por meio do programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae e aderido pela primeira vez neste ano pela prefeitura. As ações elencadas no plano irão nortear a execução da iniciativa no município que é executada a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o município por meio do empreendedorismo.
Segundo o prefeito de Dourados, Alan Guedes, o plano é importante para auxiliar o município a agir de mais forma assertiva. “Mais que elencar os eixos de prioridade, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Dourados também tem missão de nortear as ações de forma sintonizada com demandas de mercado e considerando o atual momento econômico. Estamos enfrentando uma pandemia, porém temos ciência de que é preciso pensar numa retomada. Nessa linha de pensamento, precisamos criar um ambiente favorável para todos os segmentos fortalecerem suas atividades, sem deixar de gerar novas oportunidades para os agentes que ainda virão somar nesse sentido. O plano vai ser nossa bússola nessa missão nos próximos meses e anos”, ressaltou o gestor.
No plano, foram reunidas ações voltadas para as áreas de cultura, inovação e tecnologia, saúde, serviços, educação. Além disso, também há iniciativas voltadas para o varejo e para o fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, esse trabalho será fundamental para o crescimento do município.
“Tenho certeza de que com o apoio do Sebrae, por meio do Cidade Empreendedora, das lideranças locais e do Governo do Estado o município irá crescer cada vez mais. O programa tem várias iniciativas para fortalecer os pequenos empreendedores, gerando emprego e renda, além de promover uma melhoria no ambiente de negócios para que o empreendedor possa exercer as suas atividades e o plano é mais uma entrega que irá promover o desenvolvimento”, pontuou Verruck.
Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o Plano de Desenvolvimento Econômico foi elaborado com a participação da sociedade e lideranças locais e se faz relevante, principalmente, por reunir o que as pessoas acreditam ser importante para a cidade. “O poder público, representantes da Associação Comercial, do Sindicato Rural, e de outros setores do município pensaram em conjunto a respeito de quais ações seriam importantes para promover o desenvolvimento. O Sebrae forneceu o suporte para esse processo e iremos atuar junto com o município para que esse plano seja concretizado e a transformação aconteça”, enfatizou Mendonça.