Dourados – Em dois meses, prefeitura já fez 4.500 atendimentos de iluminação pública
Desde o dia 2 de dezembro de 2021, dia em que o prefeito Alan Guedes assinou a ordem de serviço para início das atividades de reestruturação a iluminação pública de Dourados, a empresa responsável pelo serviço já conseguiu atender 22% das solicitações que estavam na lista de espera.
A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) tinha só em seu cadastro 6 mil pedidos de manutenção, que representavam mais de 7 mil pontos sem iluminação. Desses, 4.500 já foram resolvidos.
Atualmente são 3 equipes trabalhando de dia e 4 equipes trabalhando a noite, dividas nos atendimentos das avenidas e centro da cidade, bairros mais afetados e nas solicitações feitas no Disk-Lâmpadas. A meta da secretaria é melhorar 3.200 pontos por mês.
Nesta primeira etapa, o objetivo é reacender as luzes da cidade para depois dar início a um planejamento e melhorar toda a estrutura já existente. “Estamos avançando com os trabalhos de iluminação, acendendo os pontos que estavam apagados. Na sequência faremos a modernização, lembrando que hoje a Prefeitura não pode substituir as lâmpadas normais por lâmpadas de LED na maior parte da cidade por causa de uma ação judicial que existe desde a outra gestão, mas em breve isso será resolvido”, explicou o secretário Romualdo Diniz Salgado Junior.
Um ponto importante é lembrar que a população deve fazer o pedido de manutenção da forma correta, para ter resultado no serviço. “Quando a pessoa faz a solicitação no Disk-Lâmpadas, abrimos uma ordem de serviço para aquele atendimento, por isso é essencial que a população use os canais oficiais da Prefeitura. Muita gente manda apenas nas redes sociais que está faltando luz em seu bairro, e isso acaba não gerando uma solução. Temos o prazo de até 10 dias úteis para atender os novos pedidos”, informou Diniz.
O contato com o Disk-Lâmpada pode ser feito pelo telefone 3424-8620 (fixo e WhatsApp).
Outro agravante que atrapalha a fluidez dos trabalhos é o furto constante de fios de energia que gera vários pontos apagados na mesma localidade. “Pedimos também a colaboração da população denunciando os furtos dos cabos de energia e também das empresas que compram esse material. Se parar de ter compradores, os furtos diminuem. Enfrentamos um problema seríssimo na cidade com relação a isso e ajuda dos douradenses faz a diferença. A denúncia é anônima e não compromete quem fez’, concluiu Romualdo.