Dourados – 32 cursos profissionalizantes em 16 municípios
Uma prioridade no ensino e visando à qualificação profissional do aluno, a Secretaria de Estado de Educação já dispõe de 32 cursos em 23 escolas, distribuídos em 16 municípios em todo do Estado.
A educação profissional técnica de nível médio possibilita a preparação dos educandos para a inserção no mundo do trabalho e contribui para a elevação dos níveis de escolarização da população, por meio de cursos que integram educação, trabalho, ciência e tecnologia.
São cursos de técnico agrícola, eletrônica, eletrotécnica, informática, açúcar e álcool, cozinha, marketing, eventos, entre outros. Estes cursos visam também atender à demanda local de mão-de-obra e suprir a carência do mercado com profissionais especializados.
Os cursos foram articulados após consultas à Secretaria de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Fundação do Trabalho e Qualificação Profissional (Funtrab) e Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Teconologia (Semac).
Na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, a Secretaria de Estado de Educação implantou em sete municípios Cursos Técnicos de Nível Médio integrados oferecidos somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino.
Estes cursos estão sendo oferecidos em Amambai, E. E. Coronel Felipe de Brum (Informática) e E. E. Vespasiano Martins (Agropecuária); em Bela Vista, E. E. Castelo Branco (Informática); em Campo Grande, E. E. Arlindo de Andrade Gomes (Informática e Redes de computadores), E. E. Waldemir Barros da Silva (Informática); em Dourados, E. E. Castro Alves (Agropecuária) e E. E. Presidente Vargas (Administração Marketing); em Iguatemi, E. E. Marcilio Augusto Pinto (Informática); em Ivinhema, E. E. Reynaldo Massi (Agropecuária) e em Paranaíba, na E. E. Aracilda Cícero Correa da Costa (Informática).
Na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, concomitante e subsequente, a SED abriu cursos técnicos destinados a alunos que concluíram o ensino médio ou que estejam cursando esta etapa de ensino. São oferecidos nos seguintes locais: Bonito, E. E. Luiz da Costa Falcão (Informática); Caarapó, E. E. Prof.ª Cleuza Aparecida Vargas Galhardo (Açúcar e Álcool); em Campo Grande, Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Cozinha, Eletrotécnica, Hospedagem, Biblioteconomia e Recursos Humanos); E. E. Prof.ª Maria de Lourdes Widal Roma (Recursos Humanos); Coronel Sapucaia, E. E. Eneil Vargas (Informática); Coxim, E. E. Prof.ª Clarice Rondon dos Santos (Comércio); Dourados, E. E. Presidente Vargas (Biblioteconomia); Nova Alvorada do Sul, E. E. Antônio Coelho (Agricultura); Nova Andradina, E. E. Prof.ª Nair Palácio de Souza (Marketing Comércio); Ponta Porã, E. E. Adê Marques (Manutenção e Suporte em Informática); Sonora, E. E. Cmte. Maurício Coutinho Dutra (Agronegócio) e em Três Lagoas, E. E. Prof. João Magiano Pinto (Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em informática).
O Programa de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (Proeja), em parceria com o governo federal, oferece Cursos Técnicos de Nível Médio integrados com a escolarização para jovens e adultos, destinados aos egressos do Ensino Fundamental que não possuem o Ensino Médio e que desejam, ainda, tornarem-se técnicos.
Os cursos do Proeja implantados são: em Campo Grande, no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (Eletrônica e Eventos) e na E. E. de Educação Básica e Educação Profissional Padre João Greiner (Comércio).(Governo do Estado de Mato Grosso do Sul)