Dia Mundial do Rádio: Com radioagência, Governo amplia acesso à informação e dá mais transparência
Fonte de entretenimento, informação, integração, inclusão e até companhia, o rádio é, sem dúvida alguma, um dos meios de comunicação de maior alcance na atualidade, capaz de chegar a localidades onde o sinal da internet, por exemplo, ainda não está presente.
O rádio foi o que melhor se adaptou às novas tecnologias e novos equipamentos, e ainda possibilita a construção de uma relação estreita entre o apresentador, locutor e o repórter com o público.
O “MS no Rádio” – agência de notícias do governo de Mato Grosso do Sul, ligada a Secretaria de Estado de Comunicação, aposta na utilização deste meio de comunicação, e no seu alcance como forma de divulgação dos serviços prestados pela administração estadual à sociedade sul-mato-grossense.
Todos os dias, boletins informativos, sobre os mais variados temas, são disponibilizados para cerca de 150 rádios parceiras, distribuídas por todo o Estado. Informações sobre saúde, educação, cultura, esporte, lazer, desenvolvimento, agronegócio e serviços.
Uma vez por semana, o “MS no Campo”, dedica 20 minutos de programação ao Agronegócio, retratando a realidade da transformação por que passa o setor, o poder de contribuição para a geração de riquezas do nosso Estado, e a forma como o Governo vem trabalhando para valorizar o meio rural.
Também são produzidos e veiculados, através da radioagência, informativos específicos produzidos em parcerias com as diversas secretarias de Estado, como o “Dicas de Segurança” e “Minuto Cidadania”.
Para o governador Eduardo Riedel, o rádio é uma importante ferramenta, capaz de contribuir de forma decisiva como facilitador no processo de inclusão. “O Mato Grosso do Sul mais inclusivo conta com o poder de disseminação da informação que o só o rádio tem. Precisamos que a informação sobre os serviços disponibilizados pelo Estado, ao povo sul-mato-grosssense, chegue a todos os cantos”.
Além da radioagências “MS no Rádio”, o executivo estadual ainda conta com a Rádio Educativa 104,7, uma emissora pública mantida pela Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel). No ar desde 1994, tem como foco o jornalismo, cultura e educação, buscando valorizar a música regional e as manifestações artísticas como instrumentos de afirmação cultural de Mato Grosso do Sul.
13 de fevereiro
O Dia Mundial do Rádio é comemorado anualmente em 13 de fevereiro. A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, da liberdade de gênero e expressão dentro deste setor da comunicação.
A data foi escolhida em homenagem à primeira emissão de um programa da Rádio das Nações Unidas, em 1946. A transmissão do programa foi simultânea para um grupo de seis países. Só em 2011 a data foi criada e oficializada, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Katiucia Fernandes, Comunicação do Governo de MS
Foto: Arquivo