Depois de bater recordes consecutivos, preço do bezerro recua em Mato Grosso
Retração foi tímida, mas suficiente para causar inversão no cenário da relação de troca boi gordo por bezerro, aponta Imea
Após um longo período de valorização, com registros seguidos de recordes, o preço do bezerro “de ano” apresentou queda em Mato Grosso. De acordo com o Imea, o valor médio para o mês de junho ficou em R$ 3.169,51 por cabeça. recuo de 0,18% na comparação com maio. Entre os motivos, a redução de demanda – já que parte dos animais para confinamento já foram adquiridos -, a sinalização de queda nos preços da arroba no mercado futuro e as perspectivas de redução na demanda externa para o segundo semestre.
Apesar da desvalorização ter sido “tímida”, ajudou a provocar mudança no cenário da relação de troca entre boi gordo por bezerro. Como houve valorização do boi gordo no mesmo período (+2,58%), a relação de troca aumentou. Saltou de 1,58 para 1,62 bezerro por cabeça. Vale lembrar que a “melhora” vai na contramão do que estava acontecendo desde fevereiro, quando era possível comprar 1,83 bezerro com o valor de uma cabeça de boi gordo. De lá prá cá, foram quedas sucessivas, até o “piso” registrado no mês de maio.
Conforme a análise do Imea, o cenário pode ser apenas momentâneo… mas merece atenção, já que também pode indicar o início de uma possível inversão do ciclo da pecuária.