Coronavírus: como é o plano do governo para retirar brasileiros de Wuhan
Comitiva que sai do Brasil nesta quarta deve retornar da China no próximo sábado; ao retornarem, os brasileiros ficarão em quarentena.
As duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) deixarão a Base Aérea de Brasília às 12h, fazem escala em Fortaleza, Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Urumqi (China) e devem chegar a Wuhan na sexta-feira (7). Serão repatriados todos os brasileiros que aceitarem retornar.
No domingo, a BBC News Brasil revelou que um grupo de brasileiros na China fez um apelo ao governo de Jair Bolsonaro para a retirada de cidadãos do país afetado pelo surto do coronavírus.
Na carta-aberta, gravada em um vídeo publicado no YouTube, eles lembraram as operações de evacuação já feitas por diversos países e dizem estar dispostos a passar pelo período de quarentena fora do território brasileiro. A carta-aberta é datada de 30 de janeiro, e todos os que assinam a carta são residentes.
A previsão é que as aeronaves com os brasileiros deixem a China no sábado.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que a operação demanda cuidados específicos muito distintos de uma viagem comum.