Corinthians embala, vê Z-4 cada vez mais longe e pode sonhar mais alto no Brasileirão

Timão engata quatro vitórias seguidas, mina risco de queda e entra de vez na briga por uma vaga em torneio continental em 2025 depois de vencer rival direto por posição na tabela

O enredo da temporada do Corinthians exigiria muita criatividade de um roteirista. No sábado, o triunfo sobre o Vitória por 2 a 1, de virada, em Salvador, é a prova de que a história mudou e o rumo do clube no Campeonato Brasileiro pode ter um desfecho inesperado em 2024.

A palavra rebaixamento parece ter sido um capítulo que ficou no passado. Se antes os erros eram fatais para o clube perder pontos na competição, nem isso agora tem afetado a arrancada de um time que engatou quatro vitórias seguidas e passou a sonhar com algo maior no Brasileirão.

O Corinthians terá novamente dez dias para descansar na Data Fifa, fazer ajustes e tentar o máximo possível nas cinco rodadas finais do Campeonato Brasileiro.

Memphis Depay comemora gol do Corinthians contra o Vitória — Foto: Jhony Pinho/AGIF

Memphis Depay comemora gol do Corinthians contra o Vitória — Foto: Jhony Pinho/AGIF

O Timão vai para a Data Fifa com 41 pontos, ocupando a décima colocação e com cinco pontos de vantagem para a zona de rebaixamento e a dezesseis de distância para a zona de classificação para a Libertadores – que pode ficar mais palpável com um possível G-9. Neste momento, o clube estaria classificado para a Copa Sul-Americana de 2025.

O próximo compromisso é apenas em 20 de novembro, às 11h (de Brasília), contra o Cruzeiro, na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão.

O vilão e o herói

O equilíbrio entre boa parte dos times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro potencializa os erros. É quase um clichê entre os treinadores o discurso de “quem errar menos tem muito mais chance de vencer”. Contra o Vitória, no sábado, no Barradão, isso ficou evidente para o Corinthians.

Controlando os minutos iniciais da partida e quase sem sofrer a famosa pressão do time mandante, um erro aos nove minutos mudou a história do jogo, pelo menos naquele instante. Hugo Souza errou a bola e chutou o chão dentro da área e entregou o gol para Alerrandro.

O gol desestabilizou o Corinthians, que demorou alguns minutos até conseguir se acertar defensivamente e voltar a ter presença ofensiva. Quando conseguiu, empatou o jogo. Yuri Alberto recebeu passe de Garro – após boa jogada de Memphis -, e bateu cruzado para igualar o placar.

Os dois grandes destaques do Timão em 2024 tiveram papel fundamental nos primeiros 45 minutos sob forte calor em Salvador. Yuri Alberto se isolou ainda mais como artilheiro do time no ano, enquanto Hugo Souza, pontualmente, trocou o papel de herói ao de vilão.

O protagonista

No enredo da história corintiana em 2024, um novo personagem entrou na trama querendo ocupar o papel de protagonista. Memphis Depay ainda está longe da sua melhor forma física, o que talvez não consiga até o término da temporada. Mas esforço em querer ser destaque não falta.

O atacante vinha apagado no jogo, com pequenos lampejos em lances isolados. Mas jogadores fora de série precisam de pouco, muitas vezes uma única chance para provar o motivo de tanta expectativa.

Vitória x Corinthians Memphis — Foto: Jhony Pinho/AGIF

Vitória x Corinthians Memphis — Foto: Jhony Pinho/AGIF

Enquanto isso, até o vilão da noite mostrou que o papel de antagonista foi pontual. No segundo tempo, Hugo Souza fez boas defesas para ajudar a garantir um resultado crucial ao Corinthians.

Em outros momentos do mesmo campeonato, o Corinthians patinou em falhas que custaram pontos preciosos e uma posição mais confortável na tabela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.