Cores e Poesia em mais um talento da SANESUL
Ela nasceu no interior de São Paulo em 5 de Junho de 1964. Filha mais velha de uma família com 3 irmãos, Desde muito cedo Rebeca já havia percebido o talento para a arte através dos desenhos.
Aos 13 anos, ela resolveu se aventurar pelas telas. O gosto pela arte foi aprimorado pelas influências das mais variadas escolas e estilos. Hoje, Rebeca Cristina Rodrigues, assistente administrativo do departamento jurídico da Sanesul, divide o tempo entre o trabalho e aprimoramento de seu talento artístico traduzido em poesias e lindas telas de tinta à óleo.
O Brasil passava por uma grande transformação. Era o ano da 1964. O ano marcado pela revolução. Foi neste clima que nascia no interior de SP uma artista. A aptidão pelo desenho, logo chamou a atenção dos pais e professores.
“Cresci no interior de São Paulo, e desde muito pequena já desenhava. A pintura me chamava atenção. Comecei a me aventurar pelas telas aos 13 anos”, lembra Rebeca.
A vocação para a arte levou Rebeca a uma formação acadêmica também voltada para o mundo da poesia. Graduada em Letras com Habilitação de Tradutora pela UNESP de Rio Preto/SP, Rebeca também desenvolveu o talento para a poesia.
“Nem sempre a arte se apresenta pra mim na pintura, às vezes se manifesta poeticamente, através de rabiscos que se propõem a expressar com palavras os sentimentos escondidos nas cores da paleta, e surge um poema com a pretensão de retratar o mundo interior, o destino da vida de artista e suas inspirações”, comenta.
Com diploma na mão e um mundo cheio de possibilidades, Rebeca resolveu sair do interior e se mudou para a Capital. Em São Paulo, Rebeca trabalhou com comércio exterior. Passou por algumas multinacionais e lojas de exportação, onde conheceu seu ex-marido, com quem tem dois filhos.
“Conheci meu ex-marido em São Paulo, capital, pra onde me mudei em busca de trabalho, depois de formada como Tradutora pela UNESP. Ele era de Campo Grande, e depois do nascimento de meu primeiro filho, surgiu uma oportunidade de trabalho pra ele na capital do MS e eu o acompanhei, isso em 1995”.
A chegada à Sanesul veio com a possibilidade de concursos públicos.
“Entre 2008 e 2010 já com os filhos crescidos, resolvi prestar alguns concursos. Passei em alguns: na Secretaria de Educação do Município, na Polícia Civil de MS, e na SANESUL. Fui chamada quase na mesma época em todos. Cheguei a fazer a ACADEPOL (Academia da Polícia Civil), mas quando fui chamada pela SANESUL, em maio de 2011, fiz minha escolha e assumi em 21/07/2011. Foi assim que cheguei à Sanesul”.
Na Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, Rebeca passou por vários setores. Começou na assessoria da DEMAM, esteve nas gerências (GEMAM e GEAIN). Foi secretaria da presidência por alguns meses e assistente da diretoria até chegar ao Departamento Jurídico, onde se encontra até hoje.
“Minha produção artística, apesar de pintar ha tanto tempo, não é muito extensa, pois sempre foi uma atividade paralela na minha vida. Um hobby através do qual me realizo, onde meus esboços encontram sentidos, se transportam pra um mundo de cores e sonhos que não se intimidam diante dos desafios da criação. Um hobby que também ajuda no meu orçamento”, comenta.
Rebeca Cristina Rodrigues é mais um talento da Sanesul.
“Nesses tempos difíceis de pandemia, quando estamos reinventando nossas rotinas, a arte me traz o alento onde encontro paz, buscando a beleza da vida nos pincéis que se rendem aos novos dias e seus amanheceres cheios de esperança”, finaliza Rebeca.
Uma de suas poesias:
O ENCANTO DE PINTAR
A composição segue se construindo
Roubando momentos da memória
Enquanto invade uma paisagem exuberante
Que outrora se desenhou
Deixando que inunde meus pincéis
Para transformá-la num mar de cores
Criando um cenário sem molduras…
Sem limites… simplesmente pleno
Com uma gama infinita de cores
Com um brilho sublime que se reflete
E se estende até onde
O olhar não mais alcança
Um universo de sentimentos e sensações
Num processo de criação às vezes caótico
Arquitetam uma instalação deslumbrante
Que se traduz entre formas, luzes e cores…
Um esboço abstrato da vida
Se projetando em mim…
A manifestação da minha arte
Desprendida de quaisquer padrões