Com exportações aquecidas, Brasil registra maior importação de soja desde 2016
De acordo com o Cepea, indústrias do Sul do país compraram cerca de 89,76 mil toneladas do Paraguai no último mês. Brasileiros produziram cerca de 120 milhões de toneladas na última safra.
Com volume recorde de soja exportado pelo Brasil no primeiro semestre, empresas do país começam a ter dificuldades em se abastecer, precisando recorrer a importação do grão de outros países do Mercosul, de acordo com análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP (Cepea) nesta segunda-feira (13).
Em junho, diz o Cepea, indústrias do Sul do Brasil compraram 89,76 mil toneladas de soja, todas vindas do Paraguai. O número é mais do que o dobro adquirido em maio e é também o maior valor importado desde junho de 2016, de acordo com dados do governo federal.
Maior produtor e exportador do mundo, o Brasil colheu mais de 120 milhões de toneladas do grão na última temporada. E os agricultores brasileiros negociaram 61,87 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano, alta de 41,5% em relação ao mesmo período de 2019.