Com apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Maracaju promove palestra com o tema Inclusão e Acessibilidade
Iniciativa faz parte das ações do “Setembro Verde”
A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no Salão do Conviver, a Palestra “Inclusão e Acessibilidade”, proferida pela Subsecretária Estadual de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência Thelma Nantes, com o objetivo de debater e dialogar sobre as oportunidades de promoção do acesso e inclusão das pessoas com deficiência.
A palestra foi realizada de maneira presencial, com profissionais da assistência, educação, saúde e com o público em geral, em alusão às ações do “Setembro Verde”, mês dedicado a dar visibilidade a inclusão social da pessoa com deficiência.
Presente no evento, a Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, enalteceu o evento e salientou a importância de discutir cada vez mais esta temática.
“É fundamental termos políticas públicas efetivas, voltadas à acessibilidade na vida e no exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência. Nosso principal objetivo é reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro, reforçando a luta por direitos e por mais inclusão, visto que muitos direitos básicos ainda são ignorados.”
O evento também contou com a presença e participação do Vereador Oséias Enfermeiro, destacando a importância da atuação do legislativo, pelos direitos das pessoas com deficiência, garantido acessibilidade, de maneira digna e eficaz.
A palestrante e Subsecretária Estadual de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência Thelma Nantes ressaltou que precisamos ter uma cidade acessível, e para isso, a sociedade precisa estar junto conosco, para apresentar as nossas reinvindicações e propostas, garantido, dessa forma, acessibilidade e inclusão social da pessoa com deficiência, de maneira igualitária e sem preconceitos.
Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A inclusão social e a acessibilidade da pessoa com deficiência são um direito garantido por Lei, cujo principal objetivo é assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência.
Incluir é abraçar as diferenças, conviver com elas e aceitá-las por inteiro.