Campo Grande executa quase 20% do asfalto programado para o Rita Vieira
Em apenas 30 dias de andamento das obras, a Prefeitura de Campo Grande já concluiu quase 20% do asfalto previsto para o Bairro o Rita Vieira, onde a comunidade espera há décadas pela pavimentação. Conforme balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, já foram executados 33.200,00 m² de asfalto , o que corresponde uma extensão de 4,5 km.
O projeto de infraestrutura do bairro prevê 24,7 km de pavimentação, abrangendo uma malha viária de 54 ruas e o recapeamento de outras 6 vias (7,87 km) que são asfaltadas: Assunção, Vera Cruz, Mariza Ribeiro, Rio Bonito, Avenida Garimpo e Paraisópolis.
Já tem algumas quadras asfaltadas as ruas Teófilo Alves Dias, Luiz Alves, Rio Bonito, Roque Tertuliano de Andrade, Maria Justina de Souza, Dr. Adeir Ávila de Andrade e Rua Vilma de Andrade Costa.
O avanço do asfalto , segundo o superintendente de Obras da Sisep, Francisco Martinez, vem na sequência da expansão da rede de esgoto, drenagem , terraplanagem, base e imprimação. “Assim como a execução de reforma em nossas casas traz alguns transtornos, que mudam a rotina, uma obra de Infraestrutura também provoca algumas dificuldades, que serão compensadas em pouco tempo, com a melhoria expressiva na qualidade de vida decorrentes da chegada do asfalto”, justifica.
“Nosso bairro está passando por uma transformação. Em pouco tempo a poeira na estiagem e o barro quando chove, não farão mais parte da nossa rotina. A valorização dos imóveis vem junto. Já estou pensando em investir ano que vem na construção de duas casas aqui”, comenta o aposentado Pedro José Marcos, que há 10 anos mora na Rua Luiz Alves.
A comerciante Yara Freitas, há 4 anos presidente da Associação dos Moradores do Bairro Rita Vieira, fala com entusiasmo da chegada do asfalto, uma luta na qual, segundo ela, se engajou há mais de 14 anos. Ela constata desde a confirmação da obra, que aumentou o número de casas em construção no bairro e observa que os empresários estão diversificando o comércio da região.
Segundo técnicos da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), as obras no Rita Vieira também terão impacto no sistema viário de bairros vizinhos como o Santo Eugênio, Universitário e Dr. Albuquerque. Com a pavimentação do prolongamento da Rua Nicomedes Vieira, essa via passará a ser um eixo de ligação entre as avenidas Eduardo Elias Zahran e Interlagos, alternativa a Bom Pastor, tradicional corredor
gastronômico que será revitalizado ano que vem.
A Nicomedes Vieira, no trecho em que atravessa o Bairro Vilas Boas, da Zahran até a Fernão Dias, está na programação de recapeamento deste segundo semestre.
Com a obra no Rita Vieira, será complementado o recapeamento na Rua Paraisópolis, que é uma opção de tráfego para quem está na Zahran entrar na Rua Santana ( já recapeada), chegar até a a rodoviária ou a Avenida Guaicurus, no Bairro Universitário.